21 abril 2017

Resenha: O Sol também é uma Estrela - Nicola Yoon

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.



Assim como minha última resenha, essa será feito unicamente porque sou obrigado a enviar uma review para editora rsrs. Eu não gostei tanto desse livro ao ponto de fazer uma resenha dele, mas vamos lá.

Eu tive grandes problemas com minha primeira leitura da autora “Tudo e Todas as Coisas”, então eu já vim com muito receio em seu segundo romance “O sol também é uma Estrela”. Os livros da Nicola são exatamente dos meus gêneros favoritos, eu poderia ler Jovem/Adulto por toda minha vida numa boa. Eu acho esse gênero muito divertido e dramático ao mesmo tempo, que seria basicamente o resumo da minha personalidade rsrs. Eu só tinha grandes expectativas para essa leitura, porque todos os booktubers que eu sigo idolatraram esse segundo livro da Nicola e eu imaginei que havia chegado o grande momento de eu me apaixonar por um livro dela. Mas não foi o que aconteceu novamente...

Eu acho que a Nicola tem boas histórias para contar, mas não sabe muito bem como fazer isso. Quando eu leio um livro dela, eu me esforço para não ficar comparando com outros livros do mesmo gênero que eu já li na vida. Mas é inevitável perceber o quanto ela tem parágrafos cansativos comparando com outros romances jovens. Principalmente nesse livro, ela faz capítulos com coisas que não acrescentaram nada na história dos protagonistas. Em um certo momento a protagonista vai conversar com uma recepcionista, de repente no próximo capítulo a narração é feita pela recepcionista falando da própria vida. Não desmerecendo a personagem, mas o que me importa, ou o que irá acrescentar na trama principal um capítulo sobre a vida da recepcionista. E isso acontece por diversas vezes com pessoas que ninguém se importa, eu como leitor não tenho o mínimo interesse em saber o que está acontecendo com personagens que só são citados durante a história. Se eles fossem importantes, ou tivesse alguma relevância, mas não, vários capítulos estão lá só por estar. Eu achei completamente desnecessário.

Outra coisa que me irrita muito na autora, é a forma que ela enrola para fluir a história. Os livros dela tem poucos diálogos e muitas estrofes preenchidas apenas pelos pensamentos dos personagens. Isso só faz a narração ser cansativa e tediosa. Eu por vários vezes só passei os olhos pelos parágrafos. Tinha parágrafos falando de ciência e religião, chatos chatos chatos. E imagino que essa autora seja atéia porque é a segunda personagem que eu leio dela que não acredita em Deus e durante o livro em algum momento ela vai falar de religião e pôr seu ponto de vista sobre a criação do universo. A protagonista acreditar em Deus ou não, não muda de modo algum a trama do livro, então não sei porque a autora insiste nisso. Mas enfim..


Meus pontos positivos sobre O sol também é uma Estrela são vários também. A escrita da autora é bem rápida de ler (apesar dos problemas com a narrativa que eu já falei), dá para ler esse livro em um dia com certeza (em um feriado se você tiver tempo). Eu gostei muito do romance também, o livro todo se passa em um dia e no final do dia os protagonistas  já estavam dizendo “Eu te Amo” um para o outro, mas o romance foi tão bem construído e fofo que eu acreditei naquele amor de um dia.

Eu posso não ter curtido muita coisa nesse livro, mas a última página é sensacional, a autora fez algo tão mágico e maravilhoso que meu coração já estava em pedaços com aquele final, mas o epílogo foi destruidor, amei muito. É claro que muitos leitores podem não gostar desse lance “amor a primeira vista” então entendo completamente quem não se interessar em ler o livro.

Apesar de toda minha opinião sobre a escrita e a forma como a autora conduz a história, os protagonistas são muito fofos e dá muita vontade de conhecê-los na vida real. Eu com certeza me apeguei mil vezes mais a eles do que ao casal de Tudo e todas as Coisas. Essa seria uma adaptação que eu amaria assistir nos cinemas. 

Mas aqui está um enigma pessoal, apesar de eu não ter curtido muito os dois livros da autora (até agora lançados), eu pretendo continuar lendo seus futuros lançamentos até encontrar o livro dela que irá roubar meu coração.

PS: Eu posso até não ter amado completamente o livro, mas esse kit da Arqueiro é tão destruidor que não tem como não amar!!!

PS: No livros os personagens não tem tatuagens, então não entendi porque no kit veio uma rsrs (geralmente o kit vem com brindes baseados na história do livro). Mas quem sou eu para reclamar duma coisa fofa dessas... 

8 comentários:

  1. Ja vou tirar tudo e todas as coisas da minha lista, pq se vc achou a narrativa cansativa imagina eu kkkkkk. Amigo eu acho q a cartela de tatoo foi inspirada em divergente kkkkk. Bjuss e um otimo feriado :* <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorooooooooooooo Divergente!!!!!!!! Meu sonho ter as tutoos do Quatro kkkkk. bjãoooooo

      Excluir
  2. Oiiii Guto... curtiu o feriado? rs
    Nunca li nada dessa autora
    Jovem/Adulto tbm é meu gênero favorito, mesmo não sendo mais adolescente não resisto a uma história de amor e um casal super fofo kkkkk acho que vou ficar velhinha e ainda lendo Nicholas Sparks kkk
    Amei esse kit fofo
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, eu recomendo os livros dela porque são fofinhos, tudo e todas as coisas é super parecido com a culpa é das estrelas, já falei dele num post aqui do blog. Espera o filme kkkkkkkk já está pra sair o filme dele, acho que em junho. (Eu não me esqueci do seu livro não viu). Vc leu minha mensagem lá no face??

      Excluir
    2. Li sim a mensagem... super respondi já!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. o final dele é muito maravilhoso mesmo Felipe (dentro do avião) #amoooo

      Excluir
  4. Poxa que chato kkkkkkkkkk eu vi a resenha desse livro e vi alguns videos e mega me empolguei para comprar amigo,achei a capa linda kkkk ele ficaria lindo na minha estante de livros black kkkkkk mais nem sei se quero ele agora depois de ter lido tua opinião rsrsrsrs vou anotar ele aqui na minha imensa lista com um ponto de interrogação kkk(?)comprar ou não comprar eis a questão? hehehehe abraços!

    ResponderExcluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!