16 abril 2017

Não leiam " O diário de Susana para Nicolas" #Resenha

O poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.

Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

Eu estou a meses aguardando o momento de fazer essa leitura, porque eu queria correr aqui e recomendar um romance maravilhoso e triste para todos lerem e morrerem de chorar (porque foi basicamente essa a propaganda que me fizeram desta história). Então imaginem minha decepção quando eu terminei esse romance e senti que havia perdido aproximadamente duas horas da minha vida lendo um dos livros mais desnecessários que eu já li na vida.

Eu odeio fazer resenhas negativas, é quase impossível encontrar uma resenha negativa aqui no blog, porque quando eu não curto uma leitura eu apenas não falo sobre ele, ou deixo minhas opiniões lá no skoob (durante a leitura).  Mas como eu prometi em um post de leituras que eu faria uma resenha dele, estou aqui para cumprir esta péssima promessa rsrs. Eu só solicitei esse livro para editora porque eu tinha visto em um canal literário que este livro era maravilhoso, que era de chorar horrores, que as pessoas todas amavam e morria por ele. SQN

PS: A partir de agora, nesse texto terá SPOILER!!

Eu estava com uma expectativa altíssima, e esperava uma grande revelação no final da história que todos falavam que tinha, e que nunca aconteceu. Eu não entendi porque todo mundo fala bem desse livro, sendo que qualquer romance jovem adulto é mil vezes melhor que ele. O que eu entendi da história, é que o "mocinho" do livro entrega um diário para sua amante, contando toda história dele com a esposa. E lá vamos nós acompanhar o dia dia da protagonista contando como era sua rotina para o Nicolas (que no caso era o bebê do casal) por isso que se chama “O diário de Suzana para Nicolas” rsrs. Suzana escreve no diário o quanto sua vida foi perfeita, como seu casamento era perfeito, seu filho era perfeito, seu marido era perfeito, sua casa era celestial blablabla.... Infinitamente a vida dela era perfeita. Eu vou contar o final já para vocês não perderem o tempo de vocês. No diário diz que Suzana morreu de infarto (ou algo assim), diz que o pai do “mocinho” morreu também do coração e que o bebê deles também morreu (mas não fala como aconteceu). A amante termina de ler o diário, encontra o “mocinho”, ele a pede em casamente e eles se casam, pronto acabou. É isso. 200 páginas para contar essa história que facilmente poderia ser um conto de 60 páginas mil vezes melhor escrito pela Julia Quinn.

Eu não quero parecer que estou massacrando o autor ou algo do tipo, porque não estou. Eu nunca havia lido nada do James Patterson antes e curti sua escrita, mas acredito que ele deveria focar sua carreira literária apenas escrevendo suspenses. Meu único contato com o autor foi em sua adaptação para tv da série Zoo (que eu amo de paixão). Mas, depois desse romance eu pretendo ler  mais algum livro do autor?? Provavelmente NÃO. Talvez em um futuro bem bem distante. Em “O diário de Suzana” o autor tentou por diversas vezes colocar um drama na história, uma emoção que nunca acontecia. Desde o começo do livro eu já sabia que Suzana havia morrido, então se essa foi a surpresa final, flopou com certeza. Os personagens não tem carisma algum, e de forma alguma eu me importei com a amante do cara, eu queria que ela tomasse vergonha na cara e parasse de sair com homens casados. Será que o autor em algum momento imaginou que os leitores iriam se importar com a amante do cara?? Fica o questionamento.

Só posso dizer a vocês que eu estou super decepcionado por esse romance, e com certeza eu jamais irei recomendar algum dia para alguém. Pretendo doar o livro para a biblioteca da minha cidade o mais rápido possível.  Talvez se eu tivesse visto o momento em que a Suzana faleceu, TALVEZ eu me importasse. Mas isso só é dito no livro tipo: Suzana morreu. Pronto. Sem velório, sem lágrimas infinitas, sem depressão, apenas essa frase idiota.

Gente do céu, eu ainda estou chocado que li esse livro. Que perdi meu feriado lendo isso. Enfim, acho que não tenho mais nada para falar sobre isso e essa será a última vez que eu posto uma foto desse livro aqui no blog kkkkkkkkk (de tanta raiva que estou).

Se algum leitor  já leu e amou esse livro, desculpa pelo meu desabafo, mas como um leitor assíduo de romances, eu precisava vir expor minha opinião. 

7 comentários:

  1. Não me surpreende sua resenha, porque James Paterson é um autor do qual não consigo gostar. E o cara está cada vez pior. Nunca li nada dele no gênero romance, mas se os policiais são ruins, os românticos não quero nem chegar perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS nem os policiais prestam???? kkkkkkkkk lamentável, deus me livre. Então realmente, eu jamais lerei algo do autor novamente, aff. Foi uma péssima experiência. Porque ele é tão famoso gente??!!!

      Excluir
  2. Amigoooo, nunca li nada desse autor mas confio totalmente na sua opinião rsrs essa história parece péssima mesmo, perda de tempo total, nunca lerei kkk
    Acredita que não li nada novo esse ano? to bem pobre kkkkkkk não comprei nada, meus cachorros gastam muito kkkkkkk to relendo Um Dia só pra não ficar sem ler nada
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga que fase péssimaaaaaaaaaaaaaaa, to chocado que vc está sem livro algum novo pra ler. Você já leu aquele que ganhou no sorteio do blog a séculos atras??? kkkk. Amiga vc precisa de livros novos, to chocado. Já estamos em abril e nada de vc ter um livro novo... impossível!!!!!!!!

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkk eu nem recebi aquele livro, lembra que vc disse que o endereço tava errado e o livro tinha voltado e a editora não ia enviar novamente? pois é, ficou nisso kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!! Esqueci completamente, o correio não encontrou seu endereço. Menina vc precisa de um endereço diferente, me envia outro pelo facebook que eu consigo te enviar um livro do sorteio. Pega um endereço com uma amiga ou parente, um mais acessivel.

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amigo estou rindo feito abestalhada aqui kkkkkkkk confesso que só li o teu "Não leiam" lá em cima e tipo pulei logo pra cá e vim comentar rsrsrs quando vcs diz não leiam é porque a coisa foi ruim mesmo então cá estou eu obedecendo! abraços

    ResponderExcluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!