24 fevereiro 2017

Resenha: A Promessa - Harlan Coben

Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação.

Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas.

Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém.


A promessa não foi meu primeiro livro lido do Harlan Coben, meus leitores mais antigos se lembram da minha péssima experiência com o autor. Há uns 4 anos atrás eu li o livro Desaparecido para Sempre e foi um desastre. Ali eu descobri que detestava narração em terceira pessoa e também percebi que não levava jeito para ler histórias policiais. Eu fui perseverante e li aquele livro até o final, e quando enfim ele acabou, eu não tinha entendido absolutamente nada. Eu me lembro que tinha alguém que o autor chamava de “fantasma” e acabou o livro e eu não fazia ideia de quem era aquele fantasma kkkkkk, eu não sei se revelou em algum momento em que eu estava dormindo ou fui ao banheiro, mas eu me perdi todo naquela história. Eu tomei muita raiva do autor, e tinha sido meu primeiro livro dele, eu já tinha cinco livros dele. Eu dei todos para meu melhor amigo. O que mudou minha relação com o autor nesses últimos 4 anos??

Eu assisti um série que o Harlan escreveu ano passado chamada The Five. Foi uma das melhores séries que eu assisti em 2016 e entrou para uma das melhores da vida. Sempre que alguém me pede uma recomendação de série Drama/Policial eu recomendo The Five (falei bastante sobre ela no post de melhores séries de 2016). Agora eu estou assistindo mais uma série baseada em uma história do Harlan que se chama Não há Segunda Chance e estou amandooo também. Talvez eu absorva melhor as histórias do autor quando estou assistindo a elas.

Tanto The Five quanto Não há segunda chance são histórias que prendem bastante nossa atenção e tem muito suspense e mistério (que eu imagino que seja o foco do autor). Eu resolvi ler o livro A promessa porque a sinopse me chamou muito atenção. Agora que eu já estou mais familiarizado com o universo do autor eu imaginei que conseguiria ler um dos seus livros sem me perder completamente, e estava super certo. Eu consegui ler o livro com mais facilidade e amei toda trama criada. O fato de ser narrado em terceira pessoa só me fez demorar mais para concluir a leitura. Meu sonho será realizado quando ele lançar um livro narrado em primeira pessoa kkk.


Provavelmente vocês fãs do autor terão mais facilidade em imergir nessa história porque vocês já conhecem o Myron e todo seu passado. Se eu não me engano, esse é o oitavo livro dessa série tendo o Myron como protagonista. Eu não li nenhum da série, então em vários momentos eu não pego referências de leituras passadas. Ou quando aparecia algum personagem dos outros livros, eu ficava boiando, mas nada que interferisse na história central. Eu amo histórias sobre pessoas desaparecidas, e todos esses mistérios envolvidos no rapto e o que será que possa ter acontecido. Toda história irá se desenrolar dessa sinopse, então qualquer coisa que eu falar será um spoiler.

Eu não costumo ler livros desse gênero, então não tenho como comparar com nada que eu já tenha lido. Eu fiquei muito feliz por concluir essa leitura e espero me interessar por mais um livro do autor algum dia. No momento vou me focar em suas séries de TV porque estão maravilhosas rsrs.  

PS: Uma confissão: só requisitei esse livro pela sinopse e principalmente pela capa maravilhosaaaaaaaaaaa estou apaixonado por essa capa, essa neve divina caindo, adoreiiiiii!!!

10 comentários:

  1. Eu vivi pra ver você resenhando um livro de Harlan Coben e ainda falando bem! Nem sei o que dizer. Deu até pra voltar a acreditar na raça humana. Li esse livro em 2015, na edição antiga ainda e o que me incomodou é que prefiro a história narrada apenas pelo ponto de vista do Myron e nesse teve outras vozes. Mas é um livro bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amigo se não fosse minha paixão pelas séries dele, eu jamais leria kkkkkk. As narrações alternadas só não me incomodou porque eu já li um livro com 9 narrações diferentes kkkkkkkkkkkkkkk (Endgame o chamado). Então já estou super acostumado kkkkkkkk

      Excluir
  2. Eu Quero esse Livro meu Deus!
    Ok Guto eu sou mega suspeita para falar pq sou fã do tio Harlan, desaparecido para sempre já li e amei kkkkkkk na verdade eu já li mais ou menos 9 livros dele,tenho eles aqui e amo todos,ainda vou fazer minha mega coleção dele Kkkkk amo amo amoooooo.
    Amigo ler outro dele vc vai gostar Kkkkk eu terminei "Fica comigo" devorei em horas esse livro.
    Abraços amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho esse livro FICA COMIGo adorooooo a capa é maravilhosoooooooo aquele porta retrato!!! Eu não tenho vontade de ler mais dele não amiga, só se for bem no futuro (se fosse em primeira pessoa, eu leria)

      Excluir
  3. Guto, cada dia que passa fico mais impressionada: somos Gêmeos Literários... kkkk
    Eu tbm só li um livro do Harlan Coben, mas lembro que na época iria ler todos os livros disponíveis dele, mas fiquei somente numa unica leitura: Cilada. A história era boa e eu não me importo com escrita em 3ª pessoa, mas não rolou aquele amor mesmo eu tendo gostado bastante do livro.
    Na época de ensino médio eu era apaixona por livros da Agatha Christie, mas hoje já não faz meu principal estilo (suspense, mistério e crimes).
    Quem sabe qdo eu quiser ler algo do gênero eu leia este que vc comentou. Sobre as séries eu tbm coloquei na minha lista, mas ainda tô sem tempo pra ver... Eu tenho que me organizar para poder estar em dia com tudo que quero ler e assistir.

    Mas realmente Harlan Coben não foi tudo aquilo que esperei, mas tbm está longe de ser um autor ruim... apenas não foi o tema que tocou mais nestes ultimos anos.

    Bjos Fêh :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMMMMMMM gemeos ever!!! Ele é um ótimo autor, só não é pra gente kkkkkkkkkkkk Eu conheço esse cilada, mas nunca li... eu não pretendo ler nenhum livro dele esse ano, só quando eu me interessar muito por uma sinopse dele...

      Excluir
  4. Eu li cinco livros do Harlan : Desaparecido para sempre, Confie em mim, não conte a ninguém, O inocente e Seis anos depois... Eu gostei, no começo parece que as histórias se repetem mas não, os detalhes fazem toda a diferença, e os acontecimentos são costurados de forma interessante. Não é meu gênero favorito( eu gosto mesmo dos romances açucarados kkkk), mas é bom variar as vezes.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm uma vez por ano, eu também curto ler um suspense (mas só uma vez por ano mesmo kkk)

      Excluir
  5. Guto ,quanto tempo tem que só observo e não comento nada no blog( não que eu seja muito de comentar rsss) maaaaaaas só acho que você poderia me emprestar esse livro, não tem nas livrarias aqui perto de casa !!!! Hahahaa poderíamos ir trocando livros fazendo corrente de leitura,depois remetemos de volta aos donos !!! Amei a resenha desse livro,to doida para ler ... hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylian, me passa seu endereço pelo facebook do blog que eu te envio ele (:

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!