21 novembro 2016

Quais suas Limitações Literárias?


Pessoal, hoje eu vim conversar um pouco com vocês sobre minhas limitações literárias. Na verdade, qualquer coisa que limite sua leitura é algo ruim. Mas, eu sinto que todos nós temos pequenas limitações literárias que mesmo que não nos prive de ler algo, vai acabar nos desanimando em algum momento. Vou citar alguns exemplos de limitações (que eu já vi entre meus amigos e minha experiência de três anos aqui no blog) e vocês me dizem se já teve (ou ainda tem) alguma delas.

Alguns leitores não conseguem ler livros clássicos. Eu não sei como vocês lidam com esse tipo de leitura, mas no meu caso, não me agrada, eu não sinto vontade alguma de ler livros lançados lá na década de 70, 80 ou no século passado. Não tenho preconceito algum com isso, mas quando eu vejo esses livros, não me desperta nenhuma curiosidade (eu mal consigo ler os livros lançados neste ano, quanto mais há 50 anos atrás rsrsr). Talvez eu não tenha interesse por o português daquela época ser super diferente de hoje em dia (nossa escrita hoje é muito rápida, lemos 300 páginas em poucos dias ) já naquele português antigo, passamos semanas lendo (sei lá). Realmente não me atrai nem um pouco. Me digam qual a relação de vocês com clássicos?

Alguns leitores se recusam a ler livros grossos (os famosos calhamaços). Esse com certeza não é o meu problema. Quanto mais páginas o livro tiver, mais eu vou querer ler ele. Meu sonho é ler um livro de 700 páginas, mas não encontrei nenhum no meu gosto literário até agora. O livro mais grosso que eu li provavelmente tinha no máximo 545 páginas (que foi o livro Dezenove Minutos, maravilhoso da Jodi Picoult). Conheço leitores que tem pânico de livros assim, e já reclamam quando o livro tem 300 páginas. Na minha opinião, quando um livro é muito bom, ele deveria ter muitíssimas páginas (tipo o livro Boa Noite que eu li esse ano. Eu amei a história, achei super contagiante e tal. Mas o livro mal tinha 200 páginas, tudo poderia ter sido mais amplo. Agora tem uns livros que são super chatos, e sempre tem umas 400 páginas chatas que parece que não vai acabar nunca kkk. Quantas páginas tinha o livro mais grosso que você já leram?

O meu “PEQUENO” problema com livros narrados em terceira pessoa. Sabe aquele tipo de pessoa que odeia assistir filme legendado, que sempre diz que não sabe se lê ou se presta atenção na cena? Sou exatamente essa pessoa quando se diz NARRAÇÃO EM TERCEIRA PESSOA. Lembrando que eu amo filme legendado, a introdução foi só uma metáfora kkk. Essas pessoas estranhas que não conseguem assistir filme legendado, eu me sinto uma delas quando a narração não é em primeira pessoa. Eu não consigo prestar muita atenção no livro, constantemente tenho sono, odeio a infinita descrição de cenário, odeio quando diz: Liza levantou e se apoiou na cadeira. Dá vontade de sentar Liza na cadeira e tocar fogo nela e na cadeira. Eu preciso que o próprio protagonista me diga o que ele está fazendo e NÃO o autor contando tudo em terceira pessoa. E essa minha limitação literária me fez não comprar livros milhares de vezes. O último exemplo foi o livro Gelo Negro (que todo mundo no blog e na fanpage já me recomendou). Ele estava 9,90 na Saraiva, coloquei no carrinho e tal (aí pensei em ver a amostra grátis dele, quando abrir e começou o capítulo com o autor do livro narrando, na hora eu quis morrer e fui logo tirando o livro do carrinho) é automático, eu perco o interesse no livro na mesma hora. É mais forte do que eu ): Vocês sofrem desse mesmo problema ou são leitores normais, super de boa? Rs

Aquela limitação chamada PÁGINA BRANCA! Eu tenho a sorte de ter apenas 1 único livro com folhas brancas e foi presente de uma leitora. Eu não tenho aquela paranoia de não ler um livro por causa disso, mas realmente não é uma coisa que me agrada. Eu tenho problema nas vistas, e se eu leio um livro com páginas brancas, minhas vistas começam a doer mais que o normal. Fora a sensação de estar lendo um livro do ensino fundamental kkk. Todos os meus livros foram comprados em lojas online (por causa do preço, é claro) dessa forma eu não tenho como saber se eles irão vir com folhas brancas ou amarelas, mas por eu estar sempre assistindo vídeos no youtube de bookhaul ou algo assim, eu acabo vendo como são as edições dos livros, então quando eu compro eu já sei exatamente como ele é rsrs. Vocês tem esse dilema com a cor das páginas? Ou não faz nenhuma diferença?

Alguns leitores não lêem de forma alguma em Ebook. Eu sei que muitos leitores tem um problema em ler em PDF, mas minha relação com isso é super de boa. Eu já li vários livros em ebook, e só não leio hoje em dia por causa das minhas vistas mesmo. Eu acho bem prático, principalmente para quem vai ler no ônibus (as vezes em pé) ou em algum lugar que não dê para levar um livro físico. Mas apesar de prático, eu sinto aquela necessidade de virar a página e de ter meus livros em minha estante. Vocês preferem ler livros em PDF ou físicos?

Aquela famosa limitação que no meu caso é uma maravilha LER OUVINDO MÚSICA. Tem leitores que criam suas próprias Playlists para ler (eu não sou tão radical assim, mas leio numa boa em lugares barulhentos). Eu tenho meus momentos de ficar no meu quarto apenas ouvindo música, e se me der vontade de ler, eu deixo a música rolando e vou ler numa boa. Muitas pessoas só conseguem ler no silêncio, eu também entendo esse lado. Nada melhor que ler em um ambiente tranquilo, super focado em sua leitura, viajando naquele universo, é uma maravilha rsrs. Meus momentos favoritos pra ler é viajando, as horas passam super rápido e eu consumo muitos livros dessa forma. Daqui há algumas semanas eu vou viajar por uns dias e ainda estou escolhendo minha leitura, mas estou com planos de levar pelo menos 2 livros (porque vou passar a maior parte da minha viagem dentro de um ônibus, então vou me previnir e levar uma leitura extra rsrs). Vocês conseguem ouvir música e ler numa boa?

Não acho que seja uma limitação como as outras, mas eu tenho uma enorme dificuldade em ler SEQUÊNCIAS com outros personagens protagonizando. Eu já até falei sobre isso em outro post. Eu entendo que essas sequências (por exemplo: Belo Desastre) todos os livros da série são sucessos e todo mundo compra e ama. Mas porque ao invés de contar aquela história em outro universo, os autores preferem se manter naquele mesmo ambiente que o primeiro livro. Eu sinto uma certa preguiça. Preguiça não seria a palavra correta, mas parece que eles insistem em continuar falando em 10 livros sobre cada personagem do primeiro livro, ao invés de começar algo novo. Eles sabem que os leitores irão comprar, então eles continuam criando séries em cima de livros que deveriam ser únicos. Eu realmente não sou muito fã disso, mas nada contra quem continua lendo essas “sequências”. Um livro eles falam do tio, no outro do sobrinho, depois sobre o primo, depois sobre cada um dos irmãos gêmeos... Sério me cansa. Quando os livros são realmente bons, eu super apoio. Mas quando são escritos apenas para ganhar mais dinheiro, sem acrescentar nada novo na história. Eu sou super contra! Eu ia perguntar se vocês são fãs dessas sequências, mas eu tenho certeza que SIM (então deixa pra lá rsrs).

Agora eu já falei sobre cada um dos tópicos que eu tinha (anotado no meu bloco de notas do celular) para falar com vocês rsrs. Eu estava sentindo muita falta desse tipo de post, de falar com vocês sobre meus dilemas. Engraçado que cada um de nós vive nesse mundo, mas com dilemas completamente diferentes. Cada um de nós enxergamos esses tópicos de formas diferentes, e com certeza teremos nossas divergências. Vocês podem deixar no comentário sua opinião sobre esses assuntos e principalmente podem me deixar outros tópicos para que eu possa falar em outro post, com outras limitações literárias.

Eu vou deixar aqui em baixo alguns posts em que eu falei sobre assuntos literários semelhantes a esses. As vezes sobre esse mundo de blogueiro, outras sobre comprar em livraria física ou online e assim por diante. Eu espero muito que vocês tenham gostado desse post e sintam-se a vontade para discordar de mim sobre qualquer coisa nos comentários que eu vou super respeitar a opinião de geral. 

* Se não vai ler, não peça emprestado! (CLIQUE AQUI)

* Sou um leitor diferentão? (CLIQUE AQUI)

*Livraria física ou online? (CLIQUE AQUI)

PS: Muito obrigado por terem lido até aqui e aguardo vocês no próximo post (que vai sair só na semana que vem, está tudo muito corrido agora neste final de mês). Abraços ⚓

24 comentários:

  1. Amoree eu ia passar ontem mas acabei pegando no sono sem querer querendo..

    Então tava morrendo de saudades de passar por aqui, olha eu acho que você vai se decepcionar com meus gostos literários , pq eu amo de paixão meu gênero favorito da vida são romances de época, e quando eles tem uma sequencia então.. eu quase morro de felicidades kkk... Eu leio todo tipo de livro grosso, fino, mas sempre tem aqueles que deixam saudade e vc fica querendo saber o que acontece depois,Eu nunca tive problemas com o portugues antigo, na verdade eu acho linda a maneira como eles escreviam, li vários livros quando estava no colégio ainda..A cor da página nunca me importei muito , mas depois de véia que minha visão ta indo pro saco passei a odiar kkkk... Narração em 3° pessoa não me incomoda , a menos que seja muito detalhada que vc chega a esquecer o o que tava acontecendo , a gente se perde, vira um tédio, mas se o livro é bom vai embora...Amo ler ouvindo música, sou movida a música , não consigo nem trabalhar sem música, dependendo do livro é o tipo de música que eu vou ouvir, sou muito eclética então minha playlist vai do Rock ao sertanejo em questão de segundos , mas definitivamente não leio ouvindo sertanejo nunca na vida (só ouço sertanejo quando to muito na bad por causa do crush kkkkkkkkkkkkkk)..Não consigo ler ebook sempre começo a ler mas nunca termino o unico que eu li inteiro foi o 9° livro da serie os Bridgertons que eu sou apaixonada.. Eu leio de tudo, mas sempre vou preferir romances, não importa se é atual, de época, triste, eu sempre vou ler e vou me acabar de chorar lendo (nessa parte eu sempre fui uma tonga kkkkk), mas eu só sou emotiva assim quando leio trancada no quarto, pq não demonstro emoções em publico não Deus me livre kkkk..Ai Guto vou tentar passar aqui mais vezes to numa correria danada ...não leio nada faz quase dois meses , as minhas férias vão ser curtas pra tantos livros que eu quero ler...Bjuss Gato..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaaaaaa não sei se vou conseguir responder tudo mas vou tentar kkk. Eu super leria romances de época, só não gosto de ler porque são todos em terceira pessoa. Eu não suportoooooooooo sertanejo kkkkkkkkkk exceto thaeme e thiago e o jorge e mateus que são maravilhos, de resto odeio todos. Parece mais do mesmo rsrsr. Eu nem férias vou ter, só em abril é minhas férias e a droga do meu serviço n vai fechar neste final deano, aff que escrotos malditos. Amiga foi o máximo conhecer todo seu mundo literário, amei sua resposta. Valew pela passadinha aqui. Abraços

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria ler esse comentário aqui, pena que excluiram...

      Excluir
  3. Também tenho algumas limitações que nem essa. A primeira dos livros clássicos é uma, o que é uma pena, adoraria poder ler os livros da Jane Austen e William Shakespeare. Até li Anna Karenina, mas demorei um século pra ler. Não gosto também de livros muito detalhistas (aqueles que descrevem até as pedras que o personagem ta pisando) ,acabo enjoando de ler todos os detalhes e acabo pulando essas partes kkkkk (claro que à exceções, como Anna e o Beijo Frances). Essa da terceira pessoa também me incomoda muito, mas acabo lendo mesmo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisa, se eu tiver muito afim de ler o livro, daí eu leio mesmo em terceira pessoa, mas é muito raro kkk. Exatamente como vc disse, todo esse detalhe exagerado das coisas dá tipo muito sono, acho desnecessário.. Eu sempre pulo também kkk (fica em off)

      Excluir
  4. Bem vamos la rsrs
    livros clássicos: Ate hj so consegui ler a serie A Seleção pq é classico e moderno ao mesmo tempo, um mundo de realeza mas no futuro, eu amei de paixão. Queria ler os livros da Julia Quiin mas quando vc disse q era em 3a pessoa eu disse: ok pro fim da lista kkkk.
    livros grossos: AMO AMO AMO AMO, vi um numa livraria ontem e ate lembrei de tu amigo kkkk, tinha mais de mil paginas, eu fiquei apaixonada hahahahah. O maximo q li foram 685 eu acho, quero leo o A Redoma do Stephen King q tem quase mil kkkk.
    TERCEIRA PESSOA: Bem eu odeiooooooooooooooooooo, livros assim, pra eu ler tem q ser muito sutil ou muitooooo fodão o livro pq eu odeio, acho a narrativa cansativa. Mas a serie Peça-me o q quiser e o Inferno de Gabriel são duas séries q provam q tem uns q da pra ler kkk, pq as series são tão sutis e maravilhosas q vc não percebe q estão narrando rsrs.
    PÁGINA BRANCA: Não ligo pra isso, livro é livro kkkkk
    PDF: Bem eu amoooo PDF vc sabe amigo, e como não tenho grana o q seria de mim sem pdf? Eu leio pq não tenho opção, mas ai quando da a promoção de 10 reais ou menos to la comprando os fisicos, mesmo q eu ja tenha lido <3
    LER OUVINDO MÚSICA: Eu era do tipo q tinha q ler no silencio, odiava musica. Ate q tive q começar a trabalhar e não tinha tempo pra ler, comecei a ler na van e as pessoas ao redor me irritavam profundamente(ta eu sou um pouco anti social, mas com gente esquisita kkkk) Ai desenvolvi o metodo de ler ouvindo musica, e tenho playlist de musica classica e romantica pra isso, eu amoooo muito <3
    SEQUÊNCIAS: Eu amooooooooooooooooo sequencias e todos seus spinn-off, eu amo Belo Desastre e amo ela falando de cada personagem, minha série preferida na vida é da Abbi Glines a Rosemary Beach, e é uma otima série e é exatamente assim, eu amo muito kkkkkk. Enfim eu amo ler, e tirando livros de religião, auto ajuda, e em terceira pessoa( salva algumas vezes rs) acho q toda leitura é valida kkkkk.
    PS: Quando eu leio em PDF eu leio com o modo noturno, vc ia surtar então ja q não curte paginas brancas (eu acho ne?) kkkk
    Amei o post amigo, faça mais desse tipo, discussões são sempre legais :D Super beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vou tentar responder tudo, vamos lá kkk. Patty quando eu disse livros clássicos, eu quis dizer aqueles livros que foram escritos no século 19 ou algo assim, tipo Shakespeare (a seleção é uma distopia kkkk sua louquinha). E SIMMMMMM quando os livro é muito bom, a gente nem percebe que é em terceira pessoa, dá pra ler numa boa né (mas são raros, a maioria é chato kkk). adoroooo sem anti-social sou muito kkkkkkkk. Aff livros de auto ajuda e religião é um saco, tipo politica e futebol, detesto kkkkk. Amiga valew pela visita e pelo super comentário. Arraso!!

      Excluir
  5. Olá
    Olha tenho poucas limitações,
    Odeio barulho (Não música, barulho mesmo tipo caminhão passando na rua, etc)
    Tbm me canso um pouco de sequências, tenho a sensação de que estou perdendo tempo lendo continuação ao invés de um livro novo kkkkk😂😂😂
    Uma coisa que eu não gosto é troca de diálogo como no livro"Como Eu Era Antes De Você" (amei o livro❤, só pra constar)
    Todo mundo faz uma narrativa, até leio mas não gosto.
    Quase morri de rir quando vc disse;:
    "Dá vontade de sentar Liza na cadeira e tocar fogo nela e na cadeira."
    Kkkkkkkkkkkkk
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ia fazer isso com a Liza imagina com a autora kkkkk. Eu não entendi o lance da troca que vc disse sobre "Como Eu Era Antes De Você". Eu já li um livro com 12 narrações diferentes, achei que fosse enlouquecer kkkkkkkk. Também não curto... Si, muito obrigado pela visita e por deixar seu comentário. Abraçossss

      Excluir
  6. Livros clássicos: Também tenho problemas com o português dos livros clássicos, senti isso com O morro dos ventos uivantes não sei se é considerado clássico rs mas deu uma preguicinha de ler, só terminei orque tava gostando da história
    Livros grossos: Não tenho problemas com livros grossos, pelo contrário... o mais grosso que li foi It-A coisa do Stephen King que tem umas 1.000 páginas
    Livros em terceira pessoa: Os livros nesse estilo são um pouco chatinhos mesmo, tipo " Amanda chegou em casa, abriu a porta, acendeu a luz, viu que não tinha ninguém em casa e resolveu ir dormir" fica mega cansativo tanta descrição, tantos detalhes, seria mais prático dizer que amanda chegou em casa e foi dormir kkkkkk mas eu leio assim as vezes
    Página branca: Não tenho problemas, mas prefiro as amarelas rsrsrs
    Ebook: Não tenho nada contra, li vários, mas dei uma parada porque cansa muito a visão e todos aqui usam óculos e não quero ser a próxima kkkkkkk
    Ler ouvindo música: Só se for música clássica, mas ainda prefiro ler no silêncio
    Sequências: Não gosto dessas sequências onde mudam os protagonistas
    Amei o post...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmmmmmmmmmmm o morro é um clássico me cansa muitoooooo kkkkkkkk jamais lerei. Meu sonho é ler um de mil páginas amiga (mas narrado em primeira pessoa, não tem condiçoes em terceira kkkkkk). De, vc é muito divergente como eu, ameiiiiiii seu comentário!!!! (somos super parecidos)

      Excluir
  7. Livros clássicos:tbm não sou muito chegada nos clássicos,acho a linguagem difícil,bastante rebuscada.Gosto de leituras mais fluídas sem muita complexidade linguística.

    Livros grossos:Não gosto de livros muito grossos porque se tornam cansativos,às vezes muito descritivos.Na minha opinião uma história para ser arrebatadora não precisa ter 500 páginas.Quando o livro tem conteúdo e é bom,em poucas páginas ele consegue alcançar seu objetivo.Além do mais gosto de livros que vão direto ao ponto,não ficam enrolando e nem demoram pra chegar no clímax.Livros lentos demais dão preguiça e quando o livro é muito grosso costuma ter muita descrições desnecessárias além das famosas "enrolações",rsss. "Uma curva no tempo" em apenas 200 e poucas páginas foi capaz de me emocionar como poucos.

    Livros em terceira pessoa:Não tenho nada contra livros em terceira pessoa,mas por coincidência os meus preferidos são em primeira pessoa.Acredito seja só coincidência,não tenha a ver com a narração em si.Mas concordo que algumas descrições de livros em 3º pessoa são extremamente maçantes e desnecessárias.

    Página branca:nada contra.

    E-book:realmente não gosto.Se o livro for pequeno(poucas páginas) até sou capaz
    de ler em e-book;mas não gosto porque uma das delícias de ler um livro é poder
    tocá-lo,sentir aquele cheiro de livro novo,rsss.Tem livros que são gostosos até
    de tocar,rsss,e além do mais ler no computador ou celular cansa muito a vista.

    Ler em lugares públicos,viagem...:uma limitação que tenho.Não consigo ler fora de
    casa em lugares públicos,pois o ambiente à minha volta me dispersa,não consigo me
    concentrar.Em viagens tbm não leio,prefiro ir vendo a paisagem pela janela e ouvindo música,fora que ler com o carro balançando não dá -rssss-

    Capa de livros:essa é uma séria limitação.Realmente não leio o livro quando não gosto da capa.Detesto aquelas capas com fotos de pessoas,principalmente se for de algum casal romântico,rssss.Gosto de capas ilustradas,e se for foto que seja de paisagem e não de pessoas!kkkkkk

    Enfim,são "só" essas as minhas limitações literárias -kkkkkkkk-

    Faça mais posts com discussões literárias,é bem legal!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, minha resposta vai ser bem breve porque estou no horário de almoço kkkkkk. Vamos lá... Pior que é verdade, em livros muito grossos dificilmente eles vão conseguir dar agilidade pra história, uma hora vai começar a ficar chato, a menos que o autor seja muitoooooooooo criativo né. Gente, mas ler viajando é meu momento favorito, chega uma hora que a paisagem é só mais do mesmo, aquele sertão kkkkkkkk não tem condições. Ler um lugar público só se eu realmente estiver esperando no banco, ou esperando um onibus, num consultório, algo assim. SIMMMMMMMMM me desanima pra caramba ler um livro com gente na capa, se estiver de costas ainda vai, mas quando ta com a cara virada pra frente eu quero morrer kkkkkkkkkk. Eu pretendo fazer outros posts de discussão SIM, só preciso ter algum tema em mente (pode me deixar dicas se desejar). Muitooooooooo obrigado pela visita e por deixar sua opinião abraçãoooooooooo #Guto

      Excluir
  8. Gostei tanto desse post! Da vontade de conversar sobre cada ponto. o Primeiro foi sobre livros clássicos e eu sempre gostava quando lia os fragmentos na escola mas quando vejo esses livros na minha frente não tenho vontade de ler porque geralmente eles falam sobre alguma época e tem aquela coisa do movimento literário e eu não consigo ler só como uma história mas leio como se estivesse estudando, reparando em cada coisa da qual remete a característica daquele movimento.
    Sobre livros grandes, todos os da Marian Keyes que eu conheço tem bastante páginas, o maior livro que já li acho que foi um dela chamado "Um best-seller pra chamar de meu", mas já li O Mundo de Sofia que também tem bastante pagina.
    Acho que minhas limitações são com e-books e clássicos haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo de Sofia é imensooooooooooooo mesmo, igual o Projeto Rose rsrs enormeeeeeeee!. Muito obrigado por super ter gostado do post, e fiquei meio inseguro de postar ele, mas parece que geral curtiu, muito obrigado pelo carinho. Abraços Guto

      Excluir
  9. Gelo Negro é escrito em primeira pessoa, só o prólogo é que é em terceira. Tem muita coisa que me incomoda em livros. Fonte muito pequena, aquelas mínimas de livros de bolso são o suficiente para eu desistir do livro. Diálogos em aspas são irritantes. Cenas de ação, com o autor descrevendo cada movimento dos personagens eu não consigo acompanhar direito. E ler com barulho me tira a concentração, e isso inclui música. Quanto aos clássicos, não dá pra ler na mesma velocidade dos livros atuais, mas valem a pena. Mas falo de livros de mais de cinquenta anos, os dos anos setenta e oitenta já são iguais os atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu tinha certeza que era em terceira pessoa Gelo Negro kkkkkkkkk certeza que eu não percebi que era o prólogo aff. Vou devolver na minha lista de desejados. Eu também detesto fonte pequena, parece que a leitura não rende nuncaaaaaa. Vc ta sumido heim!!!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Vamos lá... Livros Clássicos: já li alguns e gostei, mas em sua maioria não me atraem, mas os que peguei para ler, li de boas. rsrs
    Não tenho nada contra livros grossos. Se o tema me interessar e a história for boa, a leitura flui que nem sinto. Os livros da Série IAN, são um dos exemplos. Geralmente ainda fico querendo mais.
    Eu já prefiro livros em terceira pessoa. Gosto da possibilidade de ver tudo de forma geral e também entender melhor o que se passa na cabeça de todos os personagens. Mas se for em primeira pessoa, e bem escrito leio também.
    Tbm não curto livros com páginas brancas, prefiro as amareladas, por conta de problemas de vista.
    Prefiro livros físicos. Adoro a textura das páginas, o cheiro, tudo. Mas, de uns meses pra cá também estou lendo bastante no Kindle.
    Não tenho o costume em ler ouvindo música e raramente associo algum livro ou personagem a alguma música.
    Se for de uma história que eu tenha gostado muito, ás vezes acompanho. Mas, no Caso desta série que citou, ainda não senti vontade de ler.
    Adorei a ideia do post. Sempre bom ficarmos conhecendo um pouco mais dos nossos amigos blogueiros.
    bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, eu super não conheço essa série IAN (vou dar uma pesquisada sobre ela). Gente vc é a primeira leitora aqui do blog que me fala que prefere leitura em terceira pessoa kkkkkkkkkk morri. Muito obrigado pela visita amiga e por ter curtido o post. Abraços Guto

      Excluir
  11. Oi
    desses ai que citou eu não sou de ler livros clássicos, mas quero tentar ler, a respeito de narração de terceira pessoa dependendo da história isso me incomoda, não gosto de ler com páginas brancas, mas quando não tem jeito eu leio.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiiii De, realmente depende muito da história ( sobre narração em terceira pessoa) porque eu li escola noturna e o livro é maravilhoso cheio de mistério e romance e nem percebi que era em terceira pessoa kkkkk. Nem me fale em páginas brancas, tem um livro que comprei mês passado que é maravilhoso porém, folhas brancas kkkk eu quis morrer quando chegou. Mas eu vou super ler!!! Super obrigado pela visita de sempre ♥♥♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, td bem? Já acompanho o blog há algum tempo mas, é a 1ª vez que comento. Concordo com algumas coisas. Como ser difícil ler livros clássicos, já abandonei “O morro dos ventos uivantes” por conta disso, mas li “Orgulho e preconceito”, no entanto, assisti a adaptação antes que é maravilhosa assim como o livro. Segui essa dica de um blog, apesar te ter facilitado bastante a leitura por já conhecer a história, demorei um pouco para lê-lo. Na questão de ler livros grossos, também não me importo, se a história for boa. Também prefiro livros narrados em 1ª pessoa, não gosto quando ficam descrevendo demais uma cena(pensei que eu era a única). Contudo gosto muito da série “Os Bridgertons” que é narrado em terceira pessoa, mas a escrita da autora é maravilhosa. Nunca liguei por ler em páginas brancas e não tenho problema algum em ler em pdf, só tenho lido por esse meio ultimamente. Não consigo ler ouvindo música e nunca li sequências com outros personagens, então não sei se gosto ou não. Então é isso. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, quando vc disse "concordo com algumas coisas" eu achei que vc fosse me "esculhambar" ou algo do tipo. A série da Julia Quinn todo mundo ama mesmo. Mas como eu já tenho uma fila de livros para ler, eu prefiro não embarcar bessa série (principalmente por ser em terceira pessoa) eu já sei que vou ficar enrolando e tal. Sobre PDF eu só não leio porque tenho problema nas vistas (só por isso). Eu já li alguns livros assim e gostei. Muito obrigado pela visita e por seu comentário♥♥

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!