09 novembro 2016

Livros Fáceis de Ler - Parte 1


Eu deveria fazer esse post há muito tempo atrás, já que praticamente eu recebo recados de leitores me pedindo recomendações de livros fáceis de ler toda semana. Eu resolvi fazer duas partes deste post, para poder recomendar mais livros (no final do post vou deixar o link para a segunda parte). Eu considero um livro fácil de ler quando a autora (ou autor) usa poucos elementos para construir sua história. O que faz com que o livro seja leve, divertido e despretensioso. Ás vezes queremos sair de uma ressaca literária ou ler algo mais leve pra passar o tempo, e é justamente neste momento que procuramos esse tipo de livro. Eu sou apaixonado por livros mais simples, eu consigo ler um atrás do outro, sem diminuir meu ritmo de leitura e geralmente eu entro naquele universo e é sempre uma ótima experiência. 

É muito raro eu ler algo mais pesada, mas sempre que eu leio um livro mais denso, ou em terceira pessoa, o próximo livro com certeza será um colegial super normalzinho com algum dilema adolescente kkkkkkkkk. Como meus gêneros favoritos são o Jovem/Adulto e a distopia, eu já estou acostumado com livros que tem essa pegada mais jovem, dinâmica e simples. Eu gostaria de ter um gosto literário mais amplo, tipo aquelas pessoas que lêem de tudo (mas a última coisa que eu sou é eclético kkkkkk eu curto o mesmo gênero musical desde a adolescência e curto os mesmo tipos de filmes desde sempre também). Antes eu imaginava que eu me tornaria adulto e leria livros policiais ou biografias, também que ouviria um MPB ou algo do tipo kkkkk. Óbvio que eu mudei muito (afinal já tenho 26 anos), mas a "velhice" só afetou a minha personalidade me deixando mais maduro na hora de tomar minhas decisões (o resto, tudo igual kkkkk graças a Deus).

Eu separei alguns livros que eu já recomendei aqui no blog antes, mas que precisam estar nessa lista. Então, se você quer dar um livro para uma criança ou adolescente de presente (ou até mesmo você queira ler algo mais leve deveis em quando) recomendo que guarde essas dicas.

Tudo e todas as coisas


Esse romance adolescente tem uma escrita leve, você acaba lendo em um fim de semana facilmente. Apesar de tratar de alguns temas mais pesados no final, tudo é narrado de uma forma muito simples, e sem enrolação alguma. O livro vai ter um romance super fofo que vai tomando conta da história aos poucos e quando você percebe, já está super animado para saber tudo o que vai acontecer com os protagonistas (principalmente por ser um romance de certa forma "proibido"). Sem contar que é narrado em primeira pessoa o que deixa o leitor super mergulhado na história.

Obsidiana


Esse livro é completamente viciante, eu não sei se é porque os protagonistas têm uma química muito forte ou porque eu sou apaixonado por ficção, mas o ponto é que Obsidiana é super divertido e tem uma pegada meio hot que consegue prender muito a atenção do leitor na história. Assim como a maioria dos livros Jovem/Adulto ele acaba sendo um pouco previsível (mas ás vezes um livro previsível tem menos risco de te decepcionar do que um que você espera demais, pelo menos é assim que eu vejo rsrs). Além de ter seus lances adolescentes, como "draminhas amorosos", temos uma pequena fantasia alienígena (bem hot kkk).

Um dia de cada vez


Esse livro é maravilhoso por conseguir tratar de um assunto muito sério como o abuso sexual de uma forma super leve e dinâmica. O livro não tem aquela carga dramática super pesada, provavelmente a autora escolheu escrever de uma forma leve para ficar mais fácil de conversar com as leitoras jovens que possam ter passado por isso um dia. Diferente dos outros livros que trazem um alerta para que as jovens (ou jovens) não acabem caindo em alguma armadilha desses psicopatas, em Um dia de cada vez a autora vai incentivar a pessoa que já passou por isso a conversar com alguém sobre o que aconteceu e pedir ajuda. Esse diferencial foi o que deixou essa leitura tão especial. Lembrando que todos os livros que eu estou citando aqui, são narrados pelos próprios protagonistas (ou seja, em primeira pessoa).

Amor Amargo


Amor amargo é outro livro que vai tratar de um assunto tenso de uma forma simples. Ele vai falar sobre relacionamento abusivo e terá algumas cenas bem fortes (o que pode incomodar algumas pessoas durante a leitura, por ser algo tão terrível e infelizmente acontecer na vida real), mas por ser narrado em primeira pessoa e ter um pouco mais de 200 páginas, você consegue ler num fim de semana tranquilo. Acho super recomendado para quem estiver á procura de um livro que tenha uma mensagem bacana, mas que ao mesmo tempo seja uma leitura fluída e ágil.

O que há de estranho em mim


A Gayle Forman nesse livro tentou contar uma história sobre o abuso que acontece em reformatórios, mas só conseguiu contar a história de 5 garotas tentando sobreviver nesse lugar. O foco está mais para a amizade delas, do que para os abusos em si. A escrita consegue ser rápido pela quantidade de diálogos que o livro possui, então se você deseja ler algo da autora e não sabe por onde começar, eu recomendo esse livro (até porque ele tem umas 230 páginas, então é super rapidinho).

As Batidas Perdidas do Coração



Esse livro tem exatamente todos os elementos que um livro precisar para ser fácil de ler, o romance é super fofo e viciante, os personagens são encantadores (não tem aquele personagem chato estragando o livro), os diálogos são rápidos, os capítulos pequenos e alternados entre os protagonistas, enfim... Além de ser uma leitura nacional, que sempre é bom darmos uma chance pra nossos autores. Resumindo, esse romance é completo e não tem como não se apegar a história e aos personagens, eu gostei muito e os outros livros da série estão em minha lista para as próximas compras.

Esses foram os livros que eu separei para comentar um pouco com vocês neste post, mas vocês também podem ler muitas distopias que são super leves e cheias de ação, e geralmente narradas em primeira pessoa. 

Pra ler a segunda parte do livro Livros fáceis de ler (CLIQUE AQUI)

 Logo abaixo eu vou deixar outras sugestões num mural de fotos, que vocês também irão amar. 



PS: Eu conversei com vocês lá na fanpage sobre eu gravar alguns videos pequenos mostrando e falando um pouco sobre os livros da minha estante e tenho uma surpresa para vocês TODOS OS VIDEOS JÁ FORAM POSTADOS!!! (Estão todos lá no menu). Gostaria de agradecer pelo carinho que todos vocês tem por mim, e pelo incentivo incrível que todo mundo me deu (mesmo sabendo que os videos iam sair um pouco escuros, ainda assim vocês disseram que iriam assistir e que eu deveria gravar kkkk). Vocês são incríveis e os melhores leitores do mundo. Muito obrigado mesmo (de coração). Um super abraço de urso e até o próximo post

8 comentários:

  1. Guto boa noite a amigo! Passando pra deixar um grande abraço,eu estou proibida de ler kkk ordens médicas,só quando os óculos chegarem,fico no telefone por pouco tempo pq minha vista piorou muito a claridade tá me maltratando affs eu vou procurar lá no Youtube Kkkkk tô muito curiosa para ver!
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, isso que dá vc ficar lendo pelo celular queima tudo as vistas garota kkkkkkkk eu nunca leio, deus me livre, acaba comigo. Minha voz ficou estranha no video kkkkkkk muito gay (mas sou hétero kkk). Espero que goste dos videos, tem mais videos chegando... muito mais!!!

      Excluir
  2. Gutooooo vou voando pro youtube agora ver seus vídeos , adorei as dicas , alguns já estavam na minha lista, faz um mês mais ou menos que eu não leio nada , sou professora neh bem fim do ano é só correria ..enfim tu sabe que mesmo que eu não passe tanto aqui como gostaria to sempre ligada , as vezes não comento mas to sempre lendo e de olho em.tudo que tu posta ..bjos gato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valewwwwwww por sempre vir aqui (eu não ligo pra comentários não, só de saber que sempre que eu aviso no facebook vc vem vem dar uma olhada, eu já fico super feliz). Neste exato momento eu também não estou lendo nada kkkkkkk (mas estou decidindo o que irei ler) para o próximo feriado!!! Abraços

      Excluir
  3. Olá Gutooo, então amei este post tbm... tá ficando chato isso heim... hehe
    Algumas leituras eu não achei q estariam aqui, como o livro Tudo e Todas as Coisas, mas entendo e concordo que o romance é legal e fofo demais, mas o final é meio revoltante!! kkkkkk
    Amigo dessa lista os que eu li foram: Obsidiana, As Batidas perdidas do Coração, Uma curva no Tempo, Cartas de Amor aos Mortos, Mentirosos, A playlist da minha Vida e Uma canção de Ninar.
    Concordo com praticamente tudo que vc disse mas de todos eu acredito que Canção de Ninar seja o mais lindo e queridinho para estes momentos de ressaca. Afinal Sarah não é de errar em livros fofos e super especiais!!
    Viu a Playlist é aquela que a principal faz uma coisa q destrói algo da irmãzinha dela?? Porque se for eu tenho um certo ódio da protagonista por causa disso... kkkkkk
    Os outros livros que vc comentou e eu ainda não li, já marquei como opção para futuras ressacas, sempre é bom ter livros assim para nos ajudar nestes momentos né...

    Amigo estou aguardando os demais vídeos, ok.
    Bjos Fêh :)

    Ps.: E aí vc já viu Masterchef e TWD?? hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMMMMMMMMMM A playlist da minha vida é exatamente esse, eu também não gostei de mil coisas que a Elise fez, mas por ela ser jovem e ter aprendido com erros, eu acabei amando a leitura. Miga eu só não vi ainda o último episódio de Master e TWD estou vendo toda segunda feira no youtube e estou amando. Vc já leu quase todos que eu indiquei credo kkkkkkkkkk morri!!! Fer, ontem eu postei um video novo no canal e amanhã terá outro... (Quando der, lei Um dia de cada vez eu gosto muito dele, além de ser uma narração leve, tem um mistério muito legalllllll).

      Excluir
  4. Eu amei as dicas amigo, umas ja estavam na minha lista pq vc mesmo ja me indicou rsrs, e mais uns entraram. Quando eu sair do limbo dessa ressaca q eu to eu vou ler eles. Acho q vou ficar lendo livro unico por um tempo, to com trauma de sagas kkkkkkkkkkkkk, apesar q sempre quis ler Obsidiana e a cada post seu falando dele eu fico com mais vontade, ainda mais agora q vc falou q tem hot kkkkk. Quero <3 Bjuss amigo, adorei o post :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga em Obsidiana tem muito hot kkkkkkk mas é um hot leve porque é um livro para adolescente, não é esses mais pesados que vc lê não querida kkkkkkkk

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!