03 junho 2016

Resenha: O Navio das Noivas - Jojo Moyes

Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. 

Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. O destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável. Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

Confesso que eu só li esse livro porque imaginei essas noivas seis semanas presas em um navio com vários marinheiros e fuzileiros rs (uma espécie de reality show da MTV confesso). Simplesmente foi encantador ver como a Jojo escreveu um romance com uma pegada nos tempos atuais, mas que se passa na década de 40. 


Muito do começo do livro (acho que as primeiras 100 páginas) é muito da autora “imergindo” o leitor abordo desse navio, com todos os seus detalhes e sua trajetória (sem contar que eu nunca tinha lido um livro em que sua história se passava em alto-mar). Em alguns momentos eu me lembrei da história do livro Querido John, porque muito do contexto do livro é justamente sobre esses jovens que se casam e precisam ir para a guerra e voltar meses depois (se voltarem), muitos ainda recém-casados que mal tiveram a chance de ter uma lua de mel, se viram obrigados a retornar para o campo de batalha, confesso que eu achei um tema bem realista e forte.

Eu sou apaixonado por romances, e esse livro é um dos romances mais bem construídos que eu li esse ano. É um gênero que eu leio, porém não tanto quanto eu gostaria, apesar de ter muitos romances ainda não lidos, eu prefiro ir intercalando o gênero com algumas distopias e contemporâneos jovem/adulto. Como a maioria dos livros da Jojo, o começo é lento e demora um pouco para fluir a leitura (mas isso nunca impediu alguém de ler seus livros não é mesmo??rsrs). Quando eu começo uma leitura eu já espero esse começo mais arrastado, e sempre me esforço para ler pelo menos até a página 100 para depois decidir se eu continuo ou guardo para ler em outra época (mas é muito raro eu abandonar um livro, esse ano só aconteceu uma vez rs).

Em O navio das noivas teremos quatro protagonistas e cada uma terá sua própria história e romance, em cada capitulo o leitor vai conhecer um pouco mais da jornada de cada uma. Elas são todas muito distintas umas das outras e tem suas personalidades muito bem definidas, é provável que você escolha a sua favorita (visto que elas têm histórias bem diferentes umas das outras), no final das contas é um verdadeiro romance à moda antiga.

Em um resumo final sobre o livro, eu preciso acrescentar que ele é muito bem escrito e apaixonante, eu fui surpreendido porque imaginei que fosse mais um livro previsível, até chegar ao final do livro e me deparar com novas reviravoltas inesperadas da autora. Foi muito gratificante ler mais um livro da Jojo e definitivamente ela tem uma mão muito boa para escrever romances que faz com que seus livros sejam tão especiais e inesquecíveis. Eu com certeza recomendo essa leitura e espero que vocês vivam essas seis semanas em alto-mar assim como eu rs. 

Pessoal não se esqueçam de ler a resenha do novo maravilhoso livro da Jojo!!

Resenha: O som do Amor (CLIQUE AQUI)



Quem quiser acompanhar minhas leituras semanais é só me add no skoob porque lá estou atualizando todos os dias e fazendo sempre meu diário de leitura (e aumentando minha meta anual). Também podem conhecer minha fanpage onde eu estou sempre conversando com os leitores e recomendando novos livros.

Redes sociais:   Facebook   &    Skoob 

PS: Desculpa se a resenha ficou pequena, é que eu estou escrevendo ela a exatamente 23:47 da noite rs (amanhã acordar cedo para trabalhar ainda, difícil essa vida pessoal rsrs).

20 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, já vou por na minha lista. Eu tb costuma alternar minhas leituras dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LIz, ler alternadamente é bom pra ir movimentando a leitura e os gÊneros né rs. Valew por curti a resenha e muito obrigado pela visita (:

      Excluir
  2. Oi Guto... Então eu gosto mto da Jojo mas ela realmente demora um pouco ate construir toda a história, teve até um livro dela que abandonei, mas como um dos meus livroa prediletos vem dela eu sempre dou mais uma chance... kkkkk Esse livro assim que possível irei ler sim. Adorei a resenha e por isso darei esse voto de confiança!! Hehe

    Desculpe o comentário rapido... to com mto sono!! Vc vai ver o horário da publicação. Rs

    Bjos Feh :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS 2 da madruga querida!!!!!!!! Você é tão jovem amiga, que inveja kkkkkkkkkkkkkk. Eu 10 horas já estava mortoooooooooo. A jojo sempre enrola no seus começos né kkkkkk por isso eu não leio todos os livros dela, só os que me chamam atenção mesmo rs. Eu quero muito comprar o Baía da esperança, acho que vou amar aquele livro. Estava 10 reais esses dias e eu estava sem um custão no bolso, agora que tenho dinheiro ele está 30 kkkkkkk aff.

      Excluir
  3. Oiiii!
    Adorei a resenha. Gosto muito dos livros da Jojo (menos
    Depois de Você rsrs) e esse já vai entrar pra minha listinha.

    Não vai ser o primeiro livro passado em alto-mar que eu vou ler
    então acho que talvez não fique tão arrastado assim pra mim a não
    ser pela inserção no "espírito da guerra", talvez.

    Ansiosa pra ler :)

    Beijinhos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, nem me fala amiga, livros que se passam em guerra me mata de tédio não sei porque kkkk, sério, não consigo. Eu estou louco pra ler o livro dela Baía da Esperança, que eu não sei se passa em alto mar, mas sei que tem um lago e baleias kkkkk algo assim. Estava baratinho, eu vou tentar comprar ele. Parece ser muito fofo. Muito obrigado pela visitinha de sempre e por ter curtido a resenha vc é uma fofa!!!!!!!

      Excluir
    2. Eu gosto muito de livros com esse tema... Mais ainda se falar sobre ou se passar durante a Segunda Guerra. Inclusive estou lendo um agora. hahaha
      Pelo tempo que fiquei parada desempregada, estou praticamente sem nenhum
      lançamento recente pra ler e vou ter que andar bastante a minha fila antes
      de comprar outros livros (pelo menos vou tentar não comprar! rsrs). De uma forma ou de outra, Jojo tem prioridade e é certo que, mais cedo ou mais tarde, vou acabar tendo ele na minha estante (fica aí a dica caso você queira me dar de presente... hahahaha)

      Beijão e não precisa agradecer pela visita. Venho com gosto!

      :)

      Sala de Leitura

      Excluir
    3. oxe eu entendi errado kkkkkkkk entendi antes que vc odiava livros que se passavam na guerra kkkkkkkkkk porque eu tenho preguiça... miga eu também passei meses sem trampo, a última coisa que estou fazendo agora é doar livros kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. hsuhaushuahsuahsuahs

      No problem. Também não tenho doado nada ultimamente. hahahaha

      Beijão, Guuuto!

      Excluir
  4. Oi Guto! Passando para marcar presença é claro! Hehehe deixar um grande abraço,a resenha tá maravilhosa como sempre,eu li somente um livro dessa autora e fiquei tipo deprê kkkk trágico hahahaha e ainda não me recuperei totalmente, nem sei se vou assistir o filme,talvez meu coração não aguente kkkkkkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS vc precisa ir ver o filme está louca??? não tem condiçoes!!!!!!! Eu vou na semana de estreia se deus quiser kkkkkk amoooooooo

      Excluir
  5. OI! SOU NOVA AQUI, MAS QUERIA TROCAR UMA IDEIA COM ALGUÉM QUE LEU O NAVIO DAS NOIVAS. A PROPÓSITO PARABÉNS PELA RESENHA! OLHA SÓ A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: E JEAN? ELA FOI EXPULSA DO NAVIO, MAS TAMBÉM DA HISTÓRIA! TADINHA! UMA PERSONAGEM TÃO SOFRIDA E NÃO TEVE DIREITO NEM A UM FINAL? VOCÊ PERCEBEU ISSO? SENTIU FALTA DISSO? AH... SOU MUITO BOBA, EU SEI! MAS QUERIA SABER SE MAIS ALGUÉM SE IMPORTOU COM JEAN... RSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, eu também tive os mesmos dilemas. Eu amei a história porque achei muito bem escrita e tal, mas teve algumas perguntas sem respostas né. Acho que se virasse uma adaptção como foi a de Como eu era antes de vc, teriamos respostas para todas nossas perguntas kkkkk eles conseguem resumir mais em um filme, e deixar tudo mais esclarecido. Muito obrigado pela visita e espero muito que vc volte mais vezes. Abraços Guto

      Excluir
    2. A Jean conheceu um moço e casou. Faleceu de câncer aos 50 e poucos anos. Tem uma referência à ela no Baía da Esperança, conta o resto da vida dela muito brevemente.

      Excluir
  6. pois é... eu to meio que viciada nos livros da Jojo, mas confesso que estou meio que empacada nesse.... Eu vi que você manda passar das primeiras 100 páginas, já passei, mas estou achando a história tão parada e tãaaaaao repetitiva..... Vou continuar lendo, óbvio, pois estou curiosa para saber o destino das 4, mas estou um pouco decepcionada por enquanto. Depois eu te conto se mudei minha opinião... ( em compensação, AMEEEEEEI Um Mais um, Como eu era antes de vc e Depois de vc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super me conta depois se ficou melhor a leitura, esses livros da Jojo é bom ler viajando quando vc está relaxado sem nada pra fazer... aí flui que é uma beleza kkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Meu Deus, me ajuda que encontrei a felicidade nesse blog! Eu to apaixonada por você e suas resenhas. Não tinha certeza se alguns livros realmente valiam a pena serem comprados, meu grande dilema, mas depois dessas resenhas tão convidativas minha lista de livros com certeza vai aumentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau sua loca!!!!!!! Muitooooooooooo obrigado pelo carinho e por ter curtido a resenha e o blog. Espero que vc tenha pego ótimas dicas literárias. Abraços Guto (não esquece de conhecer a página do face)

      Excluir
  8. Oi Sou a Sonia eu li "A garota que vc deixou para trás", foi o primeiro da Jojo, adorei!!! Agora comecei O Navio das Noivas, o começo é bem chato mas vou continuar lendo, só por causa dessa ótima resenha... beijokas

    ResponderExcluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!