15 março 2016

O que aconteceu com Convergente - O Filme?


Ano passado eu sinto que peguei um “pouco” pesado com meu post sobre Insurgente – O Filme (mesmo sendo sincero sobre tudo o que eu estava dizendo sobre a adaptação). Como faz dois anos que eu li o livro, a história não está tão fresca em minha mente então quem leu recentemente com certeza vai encontrar mil diferenças. Lembrando que esse post (assim como o sobre Insurgente o filme) terá spoilers “leves” sobre o livro e o filme.

Basicamente é feito para quem já leu o livro e viu o filme, ou para os leitores que não se importam com spoiler. Eu vou falar sobre algumas diferenças que eu vi na “adaptação”.

Antes de ir ao cinema eu assisti um vídeo no canal Pipocando sobre o filme e o cara falava que Convergente era o melhor filme da série até agora (eu fiquei eufórico, até assistir ao filme...). Sobre a porcentagem de fidelidade acho que uns 60% (se eu estiver errado e você já assistiu ao filme, é só deixar sua porcentagem nos comentários, é que faz tempo que eu li). Só pelo trailer do filme nós leitores e fãs da trilogia percebemos que 1 eles estavam em Marte mesmo 2 o cabelo dela cresceu do nada e 3 eles flutuavam em bolhas gigantes que não fazia sentido algum.

Bom estarmos conscientes que o primeiro filme foi o único 80% fiel, eu já entendi que não teremos o Jogos Vorazes super fiel da vida novamente. Aceitando toda essa nova história que eles criaram para os filmes, eu tenho me esforçado para assistir aos filmes sem expectativa alguma. O começo do filme é muito bom, convergente (o livro) começa com a Tris presa e tal. O filme começa com a Evelyn executando todos que estavam do lado da Jeanine nos outros filmes. 

Em Insurgente quando acaba o filme vemos todas as facções correndo para sair do muro (que foi uma palhaçada, e em Convergente eles entraram nos trilhos da história novamente), a Evelyn fecha os muros enche de guardas e não deixa ninguém sair. Foi maravilhosa a cena deles escalando o muro (uma das melhores sequências do filme), até que eu vi a TORI e pensei: Por favor sejam fieis ao menos nisso e não deixem a Tori passar desse muro. E graças assim como nos livros ela não passa (eu sempre amei a Tori, mas eu queria que ela tivesse o mesmo fim trágico que no livro e isso aconteceu, eu precisava sofrer por essa perda).

Como vários personagens do livro não apareceram em Insurgente, eu nem aguardava mais eles em Convergente rsrs assim como a Cara irmã do Will, ou o Zeke (sem falar no Uriah que não tem fala alguma no filme, ele só aparece algumas vezes e sempre atrás de alguém rsrsr coitado). A Veronica Roth aparece assim como nos outros filmes também, dessa vez ela está de frente com o Max quando ele vai ser executado (ela grita feito loca e bate palmas, tentem ver ela).  Eu não entendi porque deram o final do personagem Marcus nesse filme e não no último!!?? Eu me lembro que ele tinha esse mesmo final no livro, só que era bem no finalzinho da história.

E a Margem??? É quase exatamente como eu imaginava, eles parecem meio que ciganos meio mendigos meio que medo deles. Pelo menos teve a margem, eu fiquei com muito medo que não tivesse. Vocês lembram que convergente tem aquela narração alternada chata cansativa e todo o começo do livro é cheio de GD GP GT GD??? Então, fizeram o filme nesse mesmo seguimento rsrsrs. Lembram que o Quatro e a Tris passavam convergente inteiro discutindo de forma insuportável por qualquer coisa? Então, adaptaram maravilhosamente isso também. Eles poderiam ver que tudo isso fez o livro ser chato durante muito tempo, e não colocar isso no filme. Mas fizeram questão de ser leal nesse aspecto, eles mudam tantas coisas, porque não mudaram isso??.

Toda aquela explicação chata que durou mais da metade do livro sobre genética e blablabla, tem no filme (só que em um ótimo resumo, sem delongas). A vaca da Nita (ou Anita) aparece e óbvio que vai se rastejar pra cima do Quatro (ódio eterno dessa maldita), mas graças ela não interferiu no romance dos protagonistas nessa “primeira parte” do filme (certeza que ela retornará em Ascendente pra cumprir sua missão de dar em cima do Quatro #Vaca).

Vamos falar sobre os efeitos Star Wars Matrix Hancock desse filme!!!! Se preparem para ver um show de Chroma key mal executado durante várias partes do filme (teve uma cena que eu acho que vi o fundão verde de relance rsrs). Sério gente, tá tenso. Os efeitos em Insurgente eram bonitos de se ver, no cinema foi perfeito e mágico, agora em Convergente está vergonhoso (eu não estou exagerando quem já viu, sabe que está mega forsado. E quem não assistiu, vai ver). Qual a necessidade daquela bolha que levam eles para o Departamento? E aquele banho nojento que sugou a alma da coitada?? Foi tipo um filme do Alien super sinistro (e óbvio, não tem no livro).


Eu amei que teve aquela guerra civil dentro de Chicago e a Johanna liderou os Leais. Eu amei que eles foram fiéis em alguns detalhes, como faz tempo que eu li convergente eu não me lembrava de muita coisa, exceto a história em si. Como nos livros temos muitos personagens e eles vão morrendo e nós vamos sofrendo (é bem diferente do filme, que ninguém morre exceto aquela que falei no começo do post). Eu me lembro que no livro eles saem do muro e encontram o instrutor do Tobias e no filme não teve nada disso (não gostei que mudaram isso) o irmão da Tori também não aparece.

No filme Insurgente eu tive a impressão de que o Quatro foi super apagado e todos os outros personagens tiveram seus minutos de sucesso, e a Tris carregou o filme nas costas lindamente. Aí me chega Convergente e durante as duas horas, quem carregou o filme nas costas foi exatamente quem eu menos esperava o Quatro. Ele sempre desconfiou do David, sempre desconfiou do que acontecia na Margem e a Tris passa o filme inteiro puxando o saco do David (assim como no livro), desfilando com um vestido branco fazendo a fina. Por algum motivo que eu não entendi, a Tris é a única no Departamento que usa branco, todo mundo de preto e ela de branco #Diferentona.

O soro da memória está no filme (só que eu tenho quase certeza que a Tris lutava contra esse soro e óbvio, não afetava ela. Mas isso é só mais uma coisa que eu mal me lembro também do livro, quem leu recentemente me conta se ela luta contra esse soro gente). A história do filme é boa, e bem igual ao livro. O único problema é o exagero nos efeitos mesmo, tudo é muito viajado, futurístico passando dos limites.

Convergente o filme está como a primeira parte de A Esperança (sem muita ação, meio parado, só faltou a Tris cantar). Ele vai ficar explicando muito sobre ser puro ou danificado igual no livro, e vai ter um final bem sem graça (e não faço ideia de que página acabou o filme, me perguntaram, mas eu não sei nem se aquela parte final tem no livro). Acho que se faz tempo que você leu o livro, pode ser que você curta. Agora se você acabou de ler o livro, esquece porque é bem provável que você odeie. 

Acho que é válido para assistir em casa, porque o final não é empolgante e não deixa um sabor de quero mais (só valeu a pena as barras de chocolate que eu comprei nas lojas americanas para comer durante a sessão escondido rsrs).

Eu pretendo reler convergente mês que vem, e me preparar para Ascendente que está previsto para julho (ou Junho) de 2017. Eu tenho várias trilogias que eu amo e gostaria muito que elas fossem adaptadas também, mas não pelo mesmo diretor da série Divergente. Como será um novo diretor que vai finalizar a série, eu vou criar expectativas melhores para a morte dos nossos personagens maravilhosos. Eu necessito que Ascendente seja uma parte final super fiel, quero aquele epílogo que eu tanto amei e chorei (preciso me despedir desses personagens com o máximo de dignidade possível).

Só um último comentário sobre o filme, o Peter continua o mesmo covarde traidor de sempre. O Caleb tentando se redimir por entregar a irmã a morte em Insurgente, e a Chris aparece poucas vezes sendo perfeita como sempre (mas tem poucas falas). Amei a Evelyn acho que a Naomi encarnou mesmo a personagem. E o Edgar que só existe nos filmes continua tendo inveja do Tobias querendo ser o filho da Evelyn (que ele nunca será, aceita querido). Por falar em Tobias, esse foi o filme em que ele mais lutou, superartes marciais eu amei tipo as melhores cenas do filme são as que ele luta (foi o único que deu um pouco de ação ao filme).

Ok. Sei que falei demais, mas vocês sabem como adaptação infiel de um livro nos deixa estressados rs. Se bem que poderia ser pior, ouvi os fãs de Maze Runner reclamar horrores sobre a adaptação de Prova de Fogo a situação deles está bem pior que a nossa (sinto muito aos fãs de Maze). Deve ser tipo o que eu senti assistindo Insurgente ano passado rsrs (Convergente está bem mais fiel).

Vocês que assistiram ao filme, sentiram falta de algum personagem? Acharam fiel? Ou vocês amaram tudo??.


30 comentários:

  1. Olá!!
    Eu li o primeiro livro e assisti o primeiro filme e desde então perdi o interesse, não que eu havia odiado ambos, muito pelo contrário, to tentando entender até hoje o que aconteceu hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gente, mas espero que vc esteja acompanhando a série pelos cinemas pelo menos. Porque não é tão ruim assim, eu amo os livros porque foi a primeira distopia que eu li na vida e fiquei encantado por toda aquela fantasia politica e tal.Os livros eu ainda gosto, mas os filmes não tem condições!!!

      Excluir
  2. Eu estou espeerando o meu Divergente chegar acho que essa semana chega, to lendo a triologia do Inferno de Gabriel (um dramalhão daqueles parece novela mexicana, é legalzinho mas eu achei que ia ser diferente e comprei os tres de uma vez to acabando o segundo ,mas quero dar um tempo antes de ler o terceiro desintoxicar de tanto drama) e vou ler Divergente , não me aguentei e assisti o filme antes, sou megaaaa ansiosa (sempre leio a ultima pagina primeiro juro, não me orgulho nem um pouco)kkk, e gostei bastante, só me diz a sequencia certa pra mim ir comprando kkk, é que eu nunca me interessei em ler esse tipo de livro mas eu estou com boas expectativas acho que vou gostar!! bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMM Andreia espero muito que você goste porque eu amo, a sequencia de para voce ler é a seguinte: 1 Divergente 2 o livro do Quatro depois você lê Insurgente e por último Convergente. Se vc seguir essa ordem vc vai amar. Você chegou a ver todos os filmes???. Espero que minha critica não tenha te desanimado kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Não eu só vi o primeiro mesmo pq não sabia qual era o proximo kkkkkk!! mas vou ler o primeiro depois eu vejo o resto!! Valeu por me responder! Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issooooooo anota a ordem de leitura que vc vai amar ler dessa forma, assim que terminar o primeiro livro vc lê o livro do Quatro que vai ser a introdução de personagens que estarão em Insurgente, e«vc vai tirar mais proveito da leitura. Quando precisar é só vim aqui ou me enviar um recado que eu respondo lá na caixa de recado ou no face mesmo. Um super abraços

      Excluir
  4. Pra mim a unica coisa fiel foi o nome dos personagens. Pior filme da serie. Dialogos pobres, efeitos risíveis, exagero em tudo, menos em adaptar um livro. Realmente , vergonhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mari vc está mais revoltada do que eu kkkkkkkkkkkk. O livro tem diálogos tão verdadeiros e reais, no filme as frases recheadas de clichês... Que bom que não foi só eu que tive essa impressão negativa kkk

      Excluir
  5. Um "pouco" de spoilers? Só faltou contar o final. kkkk, to zoando. É legal contar esses lances porque dá mais vontade de ver. Digo ver, porque estou acompanhando só os filmes mesmo. Mas pelos seus comentários, eu estou fazendo mal negócio deixando de seguir os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk Amigo tem pouco spoiler comparando ao livro, pessoas soltaram muito mais spoilers aqui no comentários e lá no face. Além disso eu avisei que era só pra quem já viu o filme ou leu o livro!!!!!!! Você com certeza não vai gostar dos livros porque vc curte lances mais adultos e e tal. Se vc for ver o filme, vai ver que tem milhões de coisa que eu não falei seu pior kkkkkkkkkkkkkkkkkkk faz tempo que vce stá sumido rapaz. Acho que eu não te vejo desde aquele post que eu fiz sobre minhas manias de leitura...

      Excluir
  6. Um "pouco" de spoilers? Só faltou contar o final. kkkk, to zoando. É legal contar esses lances porque dá mais vontade de ver. Digo ver, porque estou acompanhando só os filmes mesmo. Mas pelos seus comentários, eu estou fazendo mal negócio deixando de seguir os livros.

    ResponderExcluir
  7. Guto, este post eu nem li, só vou deixar meu comentário mesmo pra dizer: Como nenhum amigo meu quis ir ao cinema pra ver este filme (eles não curtiram muito) e eu não vi o filme ainda (porque não gosto de ir no cinema sozinha) então só quando eu assistir o filme irei comentar tá bom. hehe
    Aí poderemos comentar, sofrer, ficar com raiva ou não, xingar (acho que vou ficar bem decepcionada porque se ele seguir os últimos filmes estará bem fora dos livros, né). Embora que eu gosto muito do Theo James como Four.

    Bjos Feh :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, fique tranquila amiga, nesse eles não invetaram tanto não (exxceto a parte que eles saem do muro que foi meio exagerada mas foi a melhor cena do filme). Convergente só é parado igual o livro. Eu não baixo o instagran porque meu cel já está com pouca memória por causa do netflix e outros aplicativos que eu já tenho há anos que eu não posso tirar. E também, eu não sou muito chegado em rede social pra ficar atualizando o tempo todo e tal, eu só dou conta do facebook mesmo kkkkkk pelo menos uma rede pra divulgar o blog eu tenho que ter rsrs...

      Excluir
  8. Oi Guto, tudo bem?
    Eu adoro estes seus posts... kkkkk
    Bom, eu não li os livros por isso não tenho como fazer comparações. Mas, gostei dos dois primeiros filmes, e estou ansiosa para assistir este.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia querida seja menos animado por favor kkk que esse filme é meio broxante!!! O começo é super top e tem as melhores cenas, depois é um sono infinito... bjos sumida

      Excluir
  9. Assisti o filme ontem.. e tive que procurar na internet para saber se só eu não gostei do filme... faz tempo que li o livro também, e pretendo ler novamente só pra comparar com esse filme. Mas o que vi no filme é bem surreal. Pelo que lembro, realmente eles estão contando outra história com os mesmos personagens. Lamentável. Cadê o baseado no livro? Porque esse filme só trouxe ALGUNS nomes do livro e só. #tristeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, nem me fale amiga, que decepção. E quando eles saem do muro parece que vão para Marte kkkkkkkk começa a chover tipo sangue gente que forçadooooooo. Eles tem sorte que apesar das merdas que eles fazem nos filmes, nós amamos os personagens!!

      Excluir
  10. Eu assisti todos os filmes da saga só não entendi uma coisa no final de convergente David está atrás de tris mais como ele foi para ali a nave que atravessava a margem foi destruída e ela conseguiu cortar a comunicação com ele então eis o mistério como ele foi parar atrás dela??

    ResponderExcluir
  11. Lice, ele não está ali em forma real, é um holograma. Lembra quando eles colocam o peter e o caleb para ficar assistindo o pessoal de chicago eles sentam lá, e é como se estivesse em chicago, até tem aquela parte que o trem passa no meio do caleb. Lembra? Então. É exatamente como o David estava ali e ninguém via, porque ele estava só monitorando chicago lá do aeroporto. E pra gente apareceu o holograma dele atraás da tris. Acho que consegui te explicar kkkk. Bjos valew pela visita

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti todos os filmes da saga só não entendi uma coisa no final de convergente David está atrás de tris mais como ele foi para ali a nave que atravessava a margem foi destruída e ela conseguiu cortar a comunicação com ele então eis o mistério como ele foi parar atrás dela??

    ResponderExcluir
  13. então... como adaptação, eu achei o convergente horroroso..... ( o insurgente tb vai...) Como um simples filme, eu curti... bonzinho.... Ja ouvi dizer que o final será mantido, mesmo sob protesto de muitos fans ( graças a D´s será mantido!!! pelo menos o final, né!!!)
    Sobre o soro da memória, se eu não me engano, parece que ela "treina" para ficar resistente ao soro, mas não lembro agora qual era o soro... se foi o da memória ou o da verdade.
    E por falar em convergente, pq mudaram o nome do ultimo filme? E vai sair mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vc viu que vai mudar todo elenco de Ascendente?? Todos os atores serão novos kkkkkkkk gente que ridiculoooooooooooooo. Se não for a Shay pra interpretar a Tris, melhor nem fazer um último filme escroto aff!!!!!!!!1

      Excluir
    2. RI-DI-CU-LO!!! A começar pela mudança do nome.... agora é esperar pra ver.....

      Excluir
  14. Oie
    Já li os três livros menos o que fala sobre o quatro... Estou decepcionada totalmente. Concordo com tudo que falou no post...
    Ah vi os filmes tbm mas acho que como e pirata cortaram algumas partes eu acho... O ultimo filme e livro não teve final igual... Como assim?no livro tris morre e no filme não... E no final de convergente da a entender que ha outro por vir quando David aparece atrás de tris...mega horrorizada com essa história.
    As vezes me pego fazendo pesquisa no google ridiculamente por coisa q não tem nada a ver... Ah sei lá não sei nem em que pensar mais.
    Estava tao empolgada pra comprar o DVDs e livros horiginais que depois que li o convergente por um aplicativo que baixei e peguei o email da minha sobrinha que tinha todos os três livros... Nem quero comprar mais.
    Agora te pergunto uma coisa sera que o filme horiginal tem mais cenas que o Paraguai?
    Um pensamento nto que tenho.... Tenho certeza que ninguém mais vai ficar tao eufórico pra assistir o próximo filme... Não tem graça nenhuma se não tiver as brigas e chamegos de quatro e tris...afff nem sei mais IQ UE dizer...terminei de ler o livro convergente ontem e chorei mto de raiva, vou demorar um pouco pra me acostumar com esse final e espero desistir dessa serie...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruninhaaaaaaaaaaa, amiga eu te entendo completamente. Mas a morte da Tris só vai acontecer no próximo filme, que será a parte 2 de convergente (eles deram o nome de Ascendente). O filme que vc assistiu pirata, está igualzinho o original, não se preocupe. O primeiro filme acaba com eles no trem, o segundo com a morte da vilã e o terceiro acaba desse jeito mesmo que vc disse, o David atrás da tris (tipo holograma). Eu dei meus livros de presente pra minha melhor amiga, agora pretendo comprar o box pra mim de novo (meus livros estavam muito velhos). Os DVDs estão sempre muito caro, mas eu pretendo comprar os três. Bruninha, muito obrigado pela visita e espero que vc aparecça mais vezes. Abraços Guto

      Excluir
  15. Eu nem terminei de ler essa publicação, só reclamações e insultos a nossa inteligência, achei os 3 filmes ótimos e quem fica de mimimi é falta do que fazer. Tchau obrigado ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc é ignorante..... o post é pra falar sobre as diferenças entre os livros e as adaptações. Se vc tivesse lido o post inteiro, saberia disso. agora deixa de ser otária e vá ler os livros, depois a gente conversa. bjos obrigado #_#

      Excluir
  16. Gentee, acabei de assistir o filme e fiquei aqui procurando algo que falasse das diferenças. Tô pensando como eles vão fazer esse final se todo mundo esta dentro do muro novamente, como assim? E que planeta isso se passa? Porque exageraram muito viu? AFF. Faz tempo que li os livros, mas não gostei do filme.

    ResponderExcluir
  17. Gentee, acabei de assistir o filme e fiquei aqui procurando algo que falasse das diferenças. Tô pensando como eles vão fazer esse final se todo mundo esta dentro do muro novamente, como assim? E que planeta isso se passa? Porque exageraram muito viu? AFF. Faz tempo que li os livros, mas não gostei do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk May chegou na mesma conclusão kkkkkkk. Em que planeta se passa esse terceiro filme?? Gente que ridiculo, e aquelas bolhas flutuantes??? kkkkkkkkkk morri. Muito péssimo!!!

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!