28 janeiro 2016

Resenha: A Indomável Sofia - Georgette Heyer Galera Record

Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...

Uma das minhas metas para 2016 era ler alguns romances de época, gênero que o canal (livros e fuxicos no youtube) recomenda sem parar e já se tornou mais que uma leitura obrigatória. Geralmente esses romances são narrados em terceira pessoa, que é um problema porque simplesmente não prende minha atenção (isso é resultado de ler tantas distopias e contemporâneos narrados em primeira pessoa rsrs). Eu decidi começar essa saga histórica com um clássico que é o A Indomável Sofia.

O bom humor (afiado) da protagonista me fez rir muito e querer passar mais tempo lendo esse livro (que infelizmente não tem tantas páginas quanto eu queria).  Eu tive a impressão de que toda vez que o livro ia ficar maçante e monótono, a Sofia do nada fazia loucuras e palhaçadas (isso contribuiu muito para dar leveza a história). Eu nunca li nada da Jane Austen (que também tem muitos romances de época)  mas se os livros dela forem parecidos é provável que eu vá embarcar mais vezes nesse gênero.

Eu também amei muito a narrativa meio que atual e não completamente coloquial (eu fiquei com muito medo do livro ter uma narrativa lá do começo do século, eu ia ficar enrolando e não terminaria nunca). Eu senti que o livro tinha uma grande história, mas que a Sofia meio que fica como uma personagem secundaria (se bem que sempre que ela aparece ela brilha kkkk ofusca os demais). Porém, os dramas dos outros personagens são mais interessantes que os dela (me refiro aos primos e a prima dela).

O enredo do livro é bem bacana, não tem aquele amor impossível (romeu e julieta, como eu imaginei que fosse). Tem agiotas, fugas a cavalo e tiroteios rsrs, teremos também casamento arranjados e uma boa dose de romance não muito adocicado. Resumindo eu gostei muito da leitura, acho que tirei o proveito que eu já imaginava. Conseguiu prender minha atenção em momentos sérios e me descontrair em momentos divertidos, espero que minhas próximas aquisições de época me surpreendam tanto quanto A Indomável Sofia.

Espero que eu tenha conseguido convencer vocês a lerem esse livro que eu tanto gostei, mas que não consegui por muito em palavras todos meus sentimentos.

Não se esqueçam de conhecer minha fanpage lá no facebook e me seguir no Skoob onde estou sempre atualizando sobre o que eu estou lendo, sobre os que eu quero comprar e quais já abandonei (rsrs). Também seguir o blog para receber todos os posts por email.

Veja também as resenhas desses livros que eu amei muito e espero que gostem tanto quanto eu:




Quais romances de época vocês me recomendam??

15 comentários:

  1. Gutoooooo eu amo romance de época kkkk não todos mais lhe recomendo Júlia Quinn e Loretta Chase,amo os livros delas é um pouco desses estilo da Sofia hehehe as mocinhas são loucas e simm a leitura te prende do começo ao fim!
    Vou ler esse ai! Obrigada por mais uma indiçao amigo.
    Bjs
    Ass: Sara Neves
    #Fangril������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina vc é a loka do blog porque não faz nem dez minutos que eu postei essa resenha sua maluca kkkkkkkk morri muito aqui kkkk. Eu gostei muito e super recomendo!!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkk amigo eu praticamente moro aqui no blog kkkkkkkkkkkkk só n passo aqui quando forças maiores kkkk tipo a peste da net cai hehehe como ontem que faltou energia e n vi o novo post mais agora vou correndo ver. bjs

      Excluir
  2. Cara, você está mudado. Acho que o clima do interior está fazendo isso com você. Guto lendo romances de época! Mas está certo, tem de diversificar mesmo. Você adoraria Jane Austin e seu estilo irônico. Não conhecia esse livro, mas se a protagonista tem bom humor, já simpatizei com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora só me falta vim aqui um dia e dizer que odeio distopias kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ok. Isso nunca vai acontecer, jamais largarei minhas distopias e meus jovens adulto. A unica parte boa de eu estar expandindo meu universo literário, é que eu vou ter mais opções na bienal!!! Valew pela visita de sempreeeeeeeeeee (eu compartilhei uma foto sua lá no face, e bombou horrores kkk muito top)

      Excluir
    2. Eu vi, várias pessoas curtiram a página por causa do compartilhamento. Ter amigos influentes é outra coisa.

      Excluir
  3. Oi, Guto. Tudo bem?

    Que bom que gostou do livro e do gênero ♥ Esses escritos mais recentemente são assim mesmo: menos formais e mais divertidos.
    Fiquei mega curiosa para ler o livro - já estava antes, agora então ♥

    Posso dizer que fiquei orgulhosa de você ter dado uma chance ao gênero? Tô MUITO orgulhosa \o/

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morto e desmaiado de vc estar aqui no meu pobre e humilde blog kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri infinitamente!!!!!!!!!

      Que louca, vc que me levou a ler esses livros que eu sempre tive muita preguiça!! kk Apesar de amar aquelas novelas de época da globo kk super bjão Guto

      Excluir
  4. Amei o título, a capa e pela sua resenha tenho certeza que vou amar o enredo. Amo livros de mocinhas fortes, amo romance de época com humor ♡ Você precisa ler a série Os Hathaways da Lisa Kleypas, com certeza você irá amar todos os 5 livros. Até hoje sou apaixonada pelo Dodger ♡ kkk bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itala eu já ouvi muito falar dessa autora, eu vou guardar o nome dessa série que vc falou e vou ver se tem um box dela no submarino. Esses livros não costumam ser caros, eu comprar e posto lá na fanpage no facebook para o pessoal ver, Espero que vc tenha acessado a fanpage para conhecer. Muito obrigado pela visita e principalmente pela recomendação. Abraços. guto

      Excluir
  5. Super indico O príncipe dos canalhas e O último dos canalhas da Loretta Chase. Muuuuuuito bom! Vou ler o quanto antes este que vc indicou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gheisy, eu acho que já vi falar dessa série aí que vc recomendou kkk eu queria livros únicos. Você conhece algum??? Sem ser de série??

      Excluir
  6. Esse livro está sendo mais uma paixão pra mim, comecei a ler ele em PDF, mas parei porque quero ler ele em forma física, não vejo a hora de comprar e devora-lo o mais rápido possível. A Indomável Sofia despertou minha curiosidade, amo romance de todos os estilos. Amei o seu blog e já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e por curtir o conteúdo!!! Tem livro que realmente precisamos ler em edição fisica de tão maravilhosos que são nem me fale... Espero que eu tenha te ajudado com outras dicas literárias e valew por deixar o link do seu blog, eu vou visitar sim!

      Excluir
  7. Os melhores livros de época , sem dúvida são os de Judith McNaught.

    ResponderExcluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!