05 abril 2015

Resenha: A Cidade Murada - Ryan Graudin \Editora Seguinte




Sinopse: A Cidade Murada é um terreno com ruas estreitas e sujas, onde vivem traficantes, assassinos e prostitutas. É também onde mora Dai, um garoto com um passado que o assombra. Para alcançar sua liberdade, ele terá de se envolver com a principal gangue da cidade. Existem apenas três regras de sobrevivência: Correr rápido. Não confiar em Ninguém. Andar sempre com uma faca

A Cidade Murada ( depois de Mundo Novo, que eu vou postar uma foto no final do post ) foi o livro com mais ação que eu já li nos últimos tempos. O livro basicamente irá narrar a fuga de Dai e Jin da cidade murada por meio de labirintos infinitos. O cenário é bem parecido com aqueles onde mostra umas vilas lá na índia ( tem becos e barracos por todos os lados e sempre parece que você está correndo em círculos ). Foi eletrizante ( sem exageros ), livros como esse deveriam ser publicados com mais frequência. 

SÓ PRA CONSTAR: A capa americana é mil vezes mais bonita!!!

Cidade Murada passa bem perto de um futuro distópico, porém a cidade onde se passa a história realmente existiu ( mas foi demolida ). E todos os relatos passados são tão reais que é quase biográfico. O livro é muito bem escrito e consegue não cair em uma zona de conforto, sempre tem muita coisa acontecendo apesar de ter seus momentos mais calmos ( que dura poucos instantes rs ).

Eu tenho sérios problemas com ( palavrão ) e não consigo ler livros que constantemente os personagens usam esse tipo de vocabulário ( nada contra, mas essa não foi a educação que eu tive, muito menos será a que eu vou passar aos meus filhos, eu simplesmente acho desnecessário ). Cidade murada não tem muitos palavrões porém tem muitas drogas, sexo, abuso, violência e por ai vai. Esse também não faz o meu estilo literário, mas a história central do livro é direcionada as várias tentativas de fugas dos personagens ao invés de focar somente nesse lado obscuro da cidade. 

Eu sou muito focado no que eu realmente gosto de ler, sempre naquela redoma entre distopias, pós apocalípticos e romances jovens. E posso dizer que foi bem estimulante ler algo mais " adulto " e " pesado ", as vezes eu saio da minha redoma como aconteceu com Garota Exemplar e Caixa de pássaros e foram ótimas experiências assim como foi com Cidade Murada. 

O livro é narrado de uma forma tão visual que conseguimos perceber o quanto a autora pesquisou para escrever sua história dentro de Kowloon Walled City ( onde a história foi baseada metaforicamente ). O mais legal é que a maior parte dos livros que são publicados hoje em dia e que fazem um super sucesso literário se passa em um futuro, já Cidade Murada se passa no passado, é como se estivéssemos lendo um história nos nossos dias e acabamos nos esquecendo que ela já aconteceu.

Cidade Murada é o relato fictício mais real que eu acompanhei em minha vida literária ( menos Guto ) e agora preciso voltar urgente para minhas séries e distopias porque sofri de mais lendo esse livro. Eu achei o livro maravilhoso e espero que ele seja impactante tanto para vocês como foi pra mim.

Então é isso pessoal, espero que tenham curtido a resenha e se você caiu de paraquedas no blog não se esqueça de conhecer a página do Facebook, clicar em seguir o blog e super me adicionar no seu círculo do Google+ (:

PS:  Eu sei que meu blog é super simples e tal, mas eu fico feliz por mesmo assim ter muitas pessoas que gostam do que eu faço e dá valor aos meus textos ( espero conhecer todos vocês um dia, para fazermos uma leitura coletiva ).  Muito obrigado por todo carinho sempre. Abraço de urso. #Guto

PS2: ME AJUDEM não consigo parar de ouvir a música nova da Sia é maravilhosaaaaaaaaaa rs apenas ouçam Big Girls Cry  e me falem o que acharam (:

Mundo Novo o livro que eu citei a semelhança na resenha!



12 comentários:

  1. Parabéns Guto por sua dedicação em sempre nos dar ótimos posts, resenhas, comentários e etc... hehe
    Vc merece nosso carinho e admiração!!
    Já add este livro a minha lista de leituras, assim como vc, também não curto muito este estilo de leitura, mas acredito que alguns livros e autores mereçam nossa atenção e tempo... rs (gostei muito de Garota exemplar e indico "Antes de Dormir", se vc ainda não leu).

    Abraço Fer

    Ps.: Acho que hj fui a primeira a comentar... rs

    Ps.: Terminei de ler O Futuro de nós Dois e curti muito, livro fofo e muito interessante... se fosse cmg faria igual a Emma e mudaria tudo o que não gostasse, só espero que o final fosse igual tbm... kkkkkkk E hj comecei a ler Por Lugares Incríveis, estou super animada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer somos como melhores amigos separados pelo destino! !! Não acredito que vc ja esta lendo o maravilhoso Por lugares incríveis♥♥♥♥♥♥♥. Fiquei mega feliz que você curtiu o futuro de nós dois aquele livro é muito fofo e eu poderia ler mais uns três livros com os mesmos personagens que iria amar.... eu me apaixonei pela Emma e pelo Josh porque é uma história simples porém muito cativante e apaixonante. Estou mega contente por vc estar lendo os mesmos livros que eu li e amei. Eu vou ver a sinopse de antes de dormir e te conto o que eu achei no próximo post onde vou postar algumas recomendações que eu recebi aqui nos comentários inclusive a sua. Um super Abraço. #Guto

      Excluir
  2. Guto resenha top! rsrsrs vc merece todo carinho e dedicação,como sempre o blog tá bombando kkkkkkkkkkk já corri pra conferir a musica e é mais uma indicação ótima baixando pro meu cel bjs obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi saraaaaaaa!! Essa música é muito linda ( mas o clip é sem noção como sempre ). Espero que você tenha gostado da música, não me canso de ouvi-la. Bjos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A resenha aguçou minha vontade de ler A Cidade Murada. Ando atrás de enredos diferentes e este parece ser promissor. Também não curto muito palavrões desnecessários. Acho que tudo tem de ser usado com relevância. Há livros e até séries onde os palavrões só tem o intuito de chocar. Quanto ao restante, drogas, sexo, abuso, violência, já acho que sejam boas temáticas. Ah, estou montando um post sobre os meus blogs favoritos e é claro que o seu vai entrar. Por isso queria pedir sua autorização pra usar uma das fotos que você posta para ilustrar a postagem. Depois volto aqui pra ver sua resposta. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode usar qualquer uma kkk eu vivo falando do seu blog aqui kkk. Esse livro é bem próximo dos que você lê e comenta lá no seu blog. aquele livro que vc mi recomendou está na minha lista ( aquele ki fala sobre toc, esqueci o nome mais tenho anotado ns minha agenda ). To só esperando abaixar o preço.

      Excluir
  5. Hey Guto u.u!
    Sei que estive um pouco sumido, mas a culpa é das provas que tem roubado meu tempo :v.
    Adorei a resenha e, o livro já entrou pra minha lista de desejados (apesar dessa capa nacional horrorosa)...
    Abraços :3
    http://meumundoempaginasfz.blogspot.com.br/2015/04/resenha-4-eleanor-park-rainbow-rowell.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, só pra constar, eu também gosto muito dessa música da Sia! Ultimamente estou viciado em G.U.Y. da Lady Gaga (me julgue, kkk), o clipe é muito empolgante XD https://www.youtube.com/watch?v=PNu_-deVemE

      Excluir
    2. Vou julgar mesmo porque não ouço mais lady Gaga já tem uns seid anos kkkkkkkkkkkk. Ei vc chegou a ver aquele post sobre distopias que saiu essa semana? Eu lembrei de você quando citei o teste kkk. Eu amei eleanor e park. Vou lá conferir sua resenha.

      Excluir
    3. Depois daquela apresentação no Oscar ela mostrou que merece uma segunda chance :v (aquilo foi divino)!
      kkkkkkkk, cheguei a ver sim :3, a proposito, quanto foi o Feios e o Perfeitos? :v

      Excluir
    4. Verdade! !!! A apresentação foi emocionante..... feios foi 12,90 e perfeitos 11,90 no submarino ♥. Eles estão super baratos e não é econômico mesmo que no site diga que é! !

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!