17 fevereiro 2015

Como Você Blogueiro Reage??



Oi pessoal

Criei esse post para podermos conversar um pouco sobre esses tópicos literários que faz parte da nossa comunidade chamada " Blogosfera ". 

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre cada um desses tópicos que está presente em nossas vidas semanalmente ( ou até diariamente ).
 Se alguém se sentir a vontade de expor sua opinião sobre o assunto e falar um pouco sobre o seu processo de criação em seus blogs, me deixem o link aqui nos comentários para que eu possa conferir sua opinião e trocar umas idéias.

Vamos lá...


* Críticas e comentários desnecessários 

Quando eu iniciei o blog meu melhor amigo me avisou sobre isso e disse que eu vou ter que me controlar e ter bastante paciência. Realmente muitas pessoas vem no seu blog solta um monte de merd@ como se aqui fosse algum lugar para desabafo. Antigamente eu até me importava, hoje em dia eu dou risada e nem deleto mais o comentário. 


Eu simplesmente não faço isso no site\blog de ninguém, se eu não concordo com o que a pessoa escreveu, ali no alto da página do lado direito tem um X que é só você clicar e pronto. Mês passado um carinha totalmente sem noção veio aqui no blog, leu uma tag que eu criei sobre não comprar em livrarias e ele odiou tanto o meu texto que fez um vídeo para o canal dele no Youtube de 11 minutos falando mal de mim rsrsr. O que dizer para uma pessoa dessa? 

* Resenha

Uma das minhas maiores dificuldades é escrever uma resenha por dois motivos: 1 algumas pessoas ainda não leram o livro então você não pode se aprofundar na história e 2 algumas pessoas leram o livro e querem conhecer a sua opinião sobre o livro. Então você não sabe se fala demais ou de menos. Mas resenhas sem foto do livro é meio que vazia, eu sinto como se faltasse alguma coisa. 

Sempre antes de comprar um livro eu leio resenhas e geralmente não sei como é o livro porque a maioria dos blogs postam só a capa do livro e fica aquele pôster sem graça ( se fosse pra ver o pôster eu iria no skoob ). Eu sempre fico deslumbrado quando acho blogs com fotos de livros, na estante, com uma xícara de várias formas diferentes.

* Seguidores

Acho que se as pessoas curtirem seus posts, tags e resenhas elas vão seguir seu blog sem você ter que ficar pedindo e implorando por isso. Eu sei o quanto é importante ter seguidores e o quanto as pessoas se matam para conseguir isso. Trocam curtidas e comentários, pede seguidores em grupos no Facebook e por todas redes sociais espalhadas por ai. Eu fico feliz que tem uma galera que segue o blog, mas isso é a última coisa que me importa nesse mundo da blogosfera. Eu fico tão preocupado em produzir um conteúdo bacana e diferente dos outros milhares de blogs, que não perco meu tempo trocando seguidores. ( Eu me refiro aquelas pessoas que vão no face só pedir seguidores ).

* Redes Sociais

Eu sou apaixonado pelo Facebook aqui do blog, o pessoal é muito animado e sempre estão curtindo, comentando e compartilhando os meus posts o que me deixa em êxtase. Ano passado eu criei alguns memes da Lisa Simpson ( esses
que eu postei no começo e no final do post ) e foi muito louco porque eles “ viralizaram “ entre as páginas e grupos literários, o que me chateou foi que a maioria tirou os meus créditos e publicaram como se fossem deles. 

Até a página livros e citações que eu tanto amo fez isso, eu fiquei chocado quando eles postaram uma foto minha sem ter compartilhado da página. Amo também o Google+ as pessoas não sabem a força que tem os compartilhamentos do G+ eu prefiro até que cliquem em G+ do que comentem aqui no blog, porque mais pessoas podem visualizar e conhecer o blog.

* Tags

A maioria das tags aqui do blog eu mesmo que crio porque acho legal ter um conteúdo próprio, e assim não fica tão repetitivo como vários blogs que respondem a mesma tag ( nada contra ). Eu não costumo indicar ninguém porque já indiquei e muitos não responderam então não perco mais meu tempo indicando. Mas sempre respondo quando me indicam. Diferente de uma resenha, nas tags nós podemos indicar e falar de vários livros diferentes e é a melhor parte.

* Vlogs 

Confesso que eu não tenho muita paciência com “ youtubers “ mas tenho meus motivos. Alguns não sabem se comportar em frente a câmera e começam a agir feito retardados, com piadas sem graças, mexendo os braços, olhando para os lados rs. Não sei se isso é algum tipo de sintoma por estar em frente a uma câmera ou se as pessoas são retardadas mesmo.

 Claro que eu sigo alguns vlogueiros que eu considero “ normais “ tipo a Pam do Garota It, o pessoal do Cabine literária até o doido do Vitor do Geek Freak. Mas tem muitos youtubers que já iniciam o vídeo aos berros. Ai eu penso: Chega. Já deu. Não sou obrigado.

* Parcerias

Eu acredito que todos que criam um blog literário tem o sonho de ter editoras como parceiros, só que algumas pessoas extrapolam na minha opinião, dão a vida por isso e acabam ficando insuportável. Eu acredito que é super incrível ter parceria com editoras só que independente disso escrever sobre algumas de suas leituras e indicar livros legais e diferentes para os leitores visitantes é muito mais importante e foi justamente por isso que eu criei o blog. Os relatos que eu vejo no Facebook de pessoas que fecharam seus blogs por não conseguir parcerias é um absurdo. É aí que você percebe que a pessoa criou o blog por ser um interesseiro e não por querer falar com outros sobre livros. 

* Comentários


Eu amo sempre que alguém comenta porém, não troco
A pessoa vai ni skoob pedir para ser seguida. Sem comentários
comentários, nem tenho o costume de ir comentar em outros blogs pedindo para que conheçam o meu. Nada contra quem faz isso, mas soaria meio falso da minha parte comentar na resenha dos outros, só para conseguir que comentem nas minhas. Mas a forma que eu vejo de agradecer a quem deixa um comentário em qualquer post meu, é indo conhecer o blog dele e geralmente eu o sigo porque sei que é importante. 

 PS: Escrever em um blog era pra ser algo divertido e as pessoas transformaram isso em um comércio e algumas esperam que você seja iguais a elas, e isso me deixa muito irritado principalmente por eu ter uma personalidade forte ( forte no sentido de que eu sei o que eu quero e não no sentido de ser grosso ou mal educado com as pessoas ).

Essa é minha opinião sobre esses tópicos, espero que eu não tenha parecido arrogante ( porque eu não sou). É só que depois de um ano e três meses de blog, eu meio que já estava me sentindo sufocado com muitas coisas.

Esses são os outros memes que eu criei para o Facebook aqui do blog. Se você já viu esses memes em algum lugar, me avise nos comentários que eu vou ficar muito feliz. muito mesmoooooo


21 comentários:

  1. Adorei seu post.
    Você citou coisas bem legais e importantes para a blogsfera.
    Com quase 4 anos de blog, estou sempre aprendendo, e uma das coisas que aprendi e respeitar o trabalho do próximo.
    Sucesso!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia obrigado ter curtido o post ♥

      Imagino o quanto vc ja n ouviu nesses quatro anos de blog. Eu queria saber se todo mundo passa por esses lances da blogosfera como eu. Esse post foi praticamente um desabafo.

      Obrigado pela visita. Abraços #Guto

      Excluir
  2. Adorei o post, você falou um ponto que realmente tenho notado, muitas pessoas estão criando blogs somente pensando no dinheiro e na fama em vez de fazer um conteúdo interesante para seus leitores!
    Adoro seu blog, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Muito obrigado!! Enfim, mais pessoas que pensam como eu, os blogs estão todos tão comerciais que perdendo a fórmula e a identidade, estão ficando todos iguais. Valew pela visita parcero

      Excluir
  3. Adorei a proposta de discussão, é muito produtivo para nós, blogueiros, trocarmos ideias.
    Eu tenho meu blog há quase um ano e ainda não domino a ferramenta, por isso, muitos termos que você usou eu desconheço. Tenho que me atualizar.
    Como meu blog é destinado a listas e resenhas eu uso os seguintes processos de escrita. Nas resenhas tento falar o mínimo possível da sinopse. Sinopses são fáceis demais de se achar, nas próprias livrarias virtuais você acha. O que interessa para quem acessa blogs são as impressões de quem leu. É um saco quando você entra no skoob procurar a opinião dos leitores e encontra resumos intermináveis do enredo.
    Quanto às listas que faço com personagens, geralmente são personagens que eu amo e aí é mais uma declaração de amor mesmo, permeada por alguns dados sobre o caráter, dados biográficos e características físicas. Mas sempre ponho muito amor no texto.
    Parceria com editora seria ótimo, mas não traço o perfil do meu blog visando isso. Vejo alguns blogs onde as resenhas são todas positivas e fica evidente que foram feitas no intuito de promover o livro e de não se indispor com a editora ou o autor parceiro. Isso me causa repudio. Não sou profissional de marketing por isso não faço propagandas de livros. Eu indico o que gostei. Mas também ressalto os defeitos. Pontos positivos e negativos.
    Assim como falar bem demais é chato, falar mal é antiético. Não curto listas de piores. Acho apelativo demais. A menos que se trate de listas de piores capas, piores títulos, piores continuações. Quando diz que a sequência de um livro é ruim, está dizendo que o volume anterior é bom. Se a capa é ruim, é porque é desfavorável ao livro, cujo conteúdo é bom. Há também algumas resenhas negativas, mas no objetivo de fazer humor, o que é legal. Mas deve haver um limite entre humor e detrimento.
    Os compartilhamentos do google + são formidáveis. É impressionante o quanto uma postagem pode repercutir. Como você disse, um +1 pode valer mais que um comentário vazio.
    Ainda me frustro um pouco com a pequena quantidade de seguidores, mas por outro lado vejo que meu blog tem um número razoável de acessos diários. São pessoas que entram, mas não seguem. Certo dia fiz uma troca no skoob e a pessoa disse que enviaria o livro primeiro porque me conhecia do blog. Ela não o seguia, mas o acessava de vez em quando. Fiquei super feliz. É melhor ter pessoas te acompanhando do que meros números na página principal.
    Não escrevo sobre o que não gosto só para atrair público. Falar sobre livros da moda só para bombar é estupidez. Você terá de ler algo que não gosta para poder escrever sobre algo que não gosta.
    Parcerias com outros blogueiros é muito bacana, mas deve haver afinidade entre os blogs.
    É isso o que tenho pra compartilhar de minha curta experiência de blogueiro.
    Sucesso para nós.
    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo você é o melhor!!! Obrigado super obrigado pelo apoio ( quando eu vi um comentário enorme, imaginei que alguém tivesse me xingado pra caramba kkkk até ver sua foto e eu me lembrei que eu tenho você em meu círculo no google+ e que sigo seu blog há um tempo ). Você citou sobre as pessoas escreverem resenhas sempre positivas e tal, e eu vejo muito disso também. A maiorias das minhas resenhas são positivas justamente porque quando eu leio um livro e ele for ruim ( eu não vou perder meu tempo fazendo uma resenha dele, se eu não gostei ué, jamais ficarei escrevendo sobre ele rsrs ). Mas por sorte, eu tenho acertado em minhas leituras.

      Muito obrigado pela visita de verdade ( valeu por ter vindo conferir o post ).

      Excluir
    2. Gostei muito da sua opinião, Ronaldo, e também da sua Gustavo.
      Dizem que os videos são o novo formato que tá bombando, mas, sinceramente eu vejo que muita gente faz vídeo porque não consegue organizar as ideias em texto - sob raras exceções. Digo isso porque já vi grupos de blogueiras no facebook onde as meninas dizem justamente isso. É um nicho diferente, eu acho.
      Sobre parcerias com editoras, faz anos que tenho blog e somente este ano ousei tentar alguma. É lógico que eu não consegui, porque não fico implorando seguidores e isso é importantissimo para os blogs.

      O fato é que eu prefiro meus 70 seguidores no blog, minhas 180 curtidas no face pois são de pessoas que realmente querem ver meu conteúdo. Não implorei, não troquei... Isso faz com que as visitas sejam visitas de qualidade. rs

      Como teu blog, que agora vou tratar de acompanhar porque curti muito teu estilo, cara!

      Livre Leve Livro

      Excluir
    3. Gisela valeu super por ter curtido o post. E é bem isso que vc falou mesmo, eu prefiro ter meus poucos seguidores que sempre acessa o blog e comenta os posts e resenhas também compartilham no Google+ ( que eu amo rs ). Do que aqueles blogs com dois mil seguidores quando vc vai ver o post não tem nenhum comentário ou qualquer coisa do tipo. O divertido de um blog é a interação com quem lê o que vc escreve e muitos n ligam pra isso e vivem só para ter status pra garantir sua parceria com editoras. O Ronaldo é super parcero ta sempre aqui no blog rs.

      Obrigado por ter vindo ler o post e por ter deixado seu link para que eu possa conhecer seu blog e o que vc apronta por lá :-) Abraços #Guto

      Excluir
  4. Adorei o post, me identifiquei com alguns dos seus sentimentos como blogueiro. Através desse post pude perceber que não coloco muitas fotos em minhas resenhas, vou tentar colocar mais. Seguindo o blog ^^ Beijos
    http://euemeuviciochamadoleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm faz isso plis!!! Eu sou apaixonado por fotos deixa tudo muito mais interessante e o blog com mais a sua cara. Valew por ter deixado o link do seu blog. Eu vou seguir e te cobrar fotos nos próximos posts viu rsrs. Abraços obrigado por ter curtido o post. Achei super legal que o pessoal tem concordado comigo. #Guto

      Excluir
  5. Guto eu amo seus memes e pra mim vai ser sempre os memes do Guto do consumimdo sagas, não acredito nem por um momento que vc sente dificuldades de escrever as resenhas kkkkkkkkk vc é muito modesto, suas resenhas são o maximo por isso sou uma fangril apaixonada do consumindo sagas esse blog aqui é o máximo, foi aqui que meus horizontes se expandiram kkkk e meus bolsos esvaziaram, depois que conheci o blog já li livros e assisti séries que nunca imaginei e foram experiências gratificantes, por isso todos os dias espero na expectativa post seja aqui ou no face eles me fazem sorrir e vc sabe o que falam,sobre sorrir, faz bem pra alma, por isso eu digo de coração eu amo muito tudo isso aqui kkkkkkkk cara o lance do YouTube tô rindo litros aqui kkk retardados? Sim tem varios kkkkk manda vê Guto continua assim, sucesso amigo.
    Bjs
    #fangril sara Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiii sarinha você é uma fofa!!! OObrigadao pelo apoio sempre. Me emocionei de novo com seu comentário :'( :'( :'( Você é a melhor Fangirl de todas ♥♥♥♥

      Excluir
  6. Adorei o post. Acho importante essas discussões, exatamente para não ficarmos nesses diálogos vazios que tanto nos incomoda. Concordo com você em vários pontos e me sinto muito bem quando vejo que estou indo pelo caminho certo: Fazendo meu blog para mim e para as pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos que eu. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleyce que super legal que vc concorda comigo. Me passa o link do seu blog para que eu possa conhecer. To cansado também de blogs genéricos. Muito obrigado pela visita sério. Abraços #Guto

      Excluir
  7. Ooi ,tudo bem?
    Muito legal você iniciar esse debate, é importante trocarmos ideias sobre o assunto!
    Quanto a comentários, o máximo que já recebi foi aquele "seguindo, segue de volta? ~link do blog~" e eu simplesmente agradeci a visita e nem entrei no blog da pessoa haha na maior cara de pau :v
    Eu adoro fazer resenhas, falar o que gosto sobre os livros que leio e minha única dificuldade é parar de falar para não acabar dando spoilers rs tento dar minha opinião sobre todos os pontos do livro, tanto história quanto edição e autor, pra pessoa ter uma boa noção sobre o livro!
    Beijos!

    www.resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliscia você está super certa, não suporto que venham aqui pedir pra ser seguro ( esse povo não tem mais o que fazer ). Eu já tenho mais dificuldade em falar sobre o lado técnico do livro, na verdade eu sempre me esqueço, mas acho isso super importante, eu sempre antes de comprar um livro leio várias resenhas pra saber essa parte sobre as folhas, se é em primeira pessoa e tal

      Não se preocupe, agora que tenho o link do seu blog vou tentar comentar semanalmente nem que seja uma vez ( já que não tenho muito tempo pra navegar na net ). Valew pela visita abraços Guto

      Excluir
  8. Nossa você resumiu muito do que eu penso.
    Meu blog é pequeno e tenho poucos seguidores, mas ao invés de ficar pedindo seguidores eu tento produzir um conteúdo legal. Mas o mais chato mesmo é quando a pessoa coloca no comentário do post no face ou mesmo no blog, cometei agora retribui... na hora me sobe um "What ???" só porque você comentou eu sou obrigada também, geralmente eu comento só para não gerar polemica, mas só vou seguir o que gosto.. ah vida essa viu...
    Eu gostei daqui de verdade e você não é obrigado a ir comentar no meu blog também...rsrs....
    Abraços,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk Dani não sou obrigado mais eu vou, eu sou muito stalker sigo todos os blogs que comenta aqui pra não perder vcs de vista. É muito difícil encontrar pessoas que pensam como a gente, então quando encontro sigo mesmo rsrs #maniaco

      To zuando mais vou super conhecer seu blog sim. Gente só matando esses troxas que diz AGORA RETRIBUI .... VOU RETRIBUIR MINHA MÃO NA SUA CARA kkkkk. Um super Abraço e valew pela visita #Guto

      Excluir
  9. Oi, Guto!
    Você disse que não vai em muitos blogs, mas eu vivo te vendo no Leitores Forever <3 Obrigada por isso :)

    Parabéns por esses memes! Eu não tenho a menor criatividade para fazer um hehe
    Sobre os blogs, tenho uma opinião bem semelhante a tua. Já cansei de visitar outros blogs e agora decidi parar um pouco da fazer isso e deixar que as pessoas venham no LF por livre e espontânea vontade. Sobre isso de parcerias, eu nem pensei que algum dia conseguiria alguma, pois quando me "convidei" para ser colaboradora do blog eu não esperava muito sucesso.
    Dos canais que você falou, gosto muito do Geek Freak e acho o Vítor super divertido. Estou sempre vendo seus vídeos. Também gosto bastante da Mell Ferraz, do Literature-se.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris eu já tinha visto vc comentando sobre essa vlogueira vou dar uma conferida no canal dela. E sim! Eu não visito outros blogs, só os que frequentam aqui o blog e se identificam com meu conteúdo, então eu sigo todos os blogs que deixam comentários aqui e vou semanalmente em cada blog comentar e ver o que eles estão aprontando kkkk.

      PS: Valeu pela visita mesmo eu sabendo que vc n vai conferir minha resposta porque está saindo de férias. Abraços #Guto

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!