10 janeiro 2015

Resenha: Objetos Cortantes - Gillian Flynn autora de Garota Exemplar

Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado.

Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

Diferente de Garota Exemplar que é mais mistério e suspense, Objetos Cortantes se trata de algo mais profundo, sobre violência e crueldade ao extremo. Tudo é como um jogo de poder e maldade ( carminha e nina ). O foco do livro é descobrir quem é o assassino em questão e esse é o desfecho tão aguardado pelo leitor. 

Me lembrou o livro Mentirosos que o único objetivo do livro é descobrir o que aconteceu em uma noite específica, que só é revelado nas últimas páginas, na quarta parte do livro. ( ele chegou nas minhas compras da Black Friday e foi incrível a leitura e a revelação final ).

E com certeza é um final inesperado e revelador. Minha única experiência com a autora foi em Garota exemplar e novamente ela deixa sua marca, você consegue sentir um lado obscuro em seus personagens, eles não são nem 100% bons nem 10% maus. Deis do inicio da leitura eu me senti meio desconfortável, porque o livro tem uma narração meio perturbadora e deixa várias pistas ao longo do caminho, várias vezes você fica sem entender algumas coisas ( e óbvio que tudo faz sentido no final ). 

Objetos Cortantes é um livro que dificilmente você vai esquecer, com temas polêmicos e diálogos aflorados. Foi muito bom estar de volta em Mississippi ( mesmo lugar ambientado em Garota Exemplar ).

PS: Lugares Escuros também da autora, já publicado pela intrínseca (:


10 comentários:

  1. Olá, tudo bem cara? O blog tá demais como sempre caprichando nas resenhas. Não poderia deixar de vir aqui como sempre ver suas indicações literárias, mas acabava esquecendo de deixar meu comentário. Mas aqui estou eu hoje. Parabéns pelo blog. Espero que lembre de mim rsrsrsrs. Vou deixar o link do meu cantinho que foi reformado e está todo reformulado e pronto para 2015. rsrsrs, valeu.
    >>> http://cacadordeplumas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Jona!!! Tu desapareceu mesmo cara... Obrigado pela visita e o blog não mudou muito, mas tem muitas Tags que antes eu não fazia muito kkk e chegou vários livros da Black Friday que vc provavelmente vai amar. saudades do cê rapaz! Vou conhecer seu blog sim

      Excluir
  2. Apesar de eu ter algumas reservas quanto ao Garota Exemplar, Gillian é uma excelente escritora e Objetos Cortantes está em meus desejados. Já notei que ela gosta de falar sobre a insanidade e o estragos que ela causa. Concordo com você com o fato dela não criar personagens maquineístas. Não há preto e branco para Gillian, (há cinquenta tons de cinza, desculpe não resisti ao trocadilho) os personagens são bem mais complexos. E realmente, os lançamentos são uma faca no nosso bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA vc não curtiu Garota Exemplar?? É claro que é um livro bem parado e tal, e o final é uma bosta kkk mais todo enredo é incrivel, sem ontar o filme que ficou idêntico!!! Sou muito fã dessa autora..

      PS: Eu conhcei seu blog esses dias rsrs e já sigo ele (: Falow

      Excluir
  3. Ai meu Deus preciso de grana muita grana ainda n li nem assisti o filme estou super atrasada kkkkkkkk mais lendo essa resenha os pelos da nuca arrepiaram tudinho rapaz rsrsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, se ta esperando o que pra assistir Garota Exemplar pela internet ou DVD minha filha. Vai ser um dos melhores filmes que vc viu nessa década. Fora que vai dar mais vontade pra comprar o novo livro da autora!!!

      Excluir
  4. Rapaz eu tenho uma doideira comigo se assisto o filme n consigo ler o livro depois kkkkkkk agora se leio o livro primeiro com certeza assisto o filme rsrsrsrs ok eu sei n bato bem da cachola rsrsrsrs mais fazer o que? ainda n consegui me livrar desse mal costume kkkkk bjs.
    eu prometo que vou assistir.

    ResponderExcluir
  5. Este livro já foi lançado em 2008 com o nome "Na própria carne", agora a Intrínseca está relançando com o nome "Objetos Cortantes", caso não faça questão da capa nova, vale a pena procurar o antigo que deve ser mais baratinho...
    Estou louca pra ler também..rs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Pelo que entendi a resenha, a autora mistura psicologia com criminalística.
    Gosto muito dessa mistura!
    Abraços Guto.
    http://cafecompersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú você com certeza vai amar este livro, principalmente se gostou de Garota Exemplar. (essa autora sempre nos surpreendendo em seus livros ). Mulher eu não sabia que o Café com personagem era um blog Adoreiiiiiiiii

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!