31 julho 2014

Resenha: Uma Constelação de Fenômenos Vitais - Anthony Marra

Divulgação Intrínseca
Pessoal, antes de começar essa resenha, gostaria de agradecer por todo carinho de vocês tanto pelo facebook quanto pelos emails recebidos, sobre a resenha de " Entre Outubros " foi incrível ler este livro, e passar para vocês todas as emoções que eu senti. ( Lembrando que eu disponibilizei alguns exemplares em PDF, quem desejar só deixar o email aqui mesmo nos comentários ).

Sinopse: 

Em uma vila na Chechênia, Havaa, de 8 anos, observa seu pai ser levado no 

meio da noite por soldados russos que o acusam de colaborar com rebeldes chechenos. Do
outro lado da rua, Akhmed, um amigo da família, vê a cena e teme pelo pior quando os soldados ateiam fogo à casa da menina. 
Ao encontrar Havaa escondida na floresta, Akhmed decide buscar refúgio num hospital abandonado onde a única médicaremanescente, Sonja, trata os feridos — uma decisão que irá mudar a vida dos três para sempre.
Para a talentosa e determinada Sonja, a chegada de Akhmed e Havaa não passa de uma surpresa inoportuna. Exausta e sobrecarregada, ela não deseja assumir ainda mais responsabilidades nem correr mais riscos
.E há uma razão para sua cautela: abrigar aqueles refugiados pode ameaçar a busca por sua irmã desaparecida. Em cinco dias, porém, o mundo de Sonja será virado de cabeça para baixo e as complexas conexões entre esses companheiros improváveis serão reveladas.    

Se eu não soubesse que " Fenômenos Vitais " fosse o primeiro romance de Marra, eu teria certeza ele já possuía vários outros livros publicados. 
Prepare o lenço, porque esse foi um dos melhores livros publicados em 2014. Alguns sintomas que você provavelmente sentirá, angústia, insônia e lágrimas, muitas lágrimas. Não chega a ser um livro deprimente e tal,


mas fenômenos vitais traz uma história tão comovente e tão perfeitamente bem escrito e narrado, que a cada capítulo você se vê menor neste mundo.

O livro mostra uma guerra angustiante em dois mundos diferente, realidades diferentes. Ao longo do romance, os fios que ligam todos os personagens, lentamente vão se revelando, formando uma teia mais complexa e mais torturante que qualquer outro livro que eu tenha lido.

A narrativa tem uma linha de tempo entre idas e vindas algo em torno de 10 anos, o futuro ainda é desconhecido, enquanto fazemos conexões com a Rússia Soviética. Algumas sequências revelam informações sobre personagens secundários de forma magistral. O nível de detalhes e a atenção do autor com as
Americano
minúcias nos momentos de sobrevivência humana, são impecáveis. 


Eu poderia descrever esse livro página por página, mas não quero estragar a mesma sensação de descoberta que eu tive. 

Uma constelação de fenômenos vitais vai fazer você se sentir grato por todos que você tem a sua volta. Marra conseguiu descrever o poder transcendente do amor em meio a guerra.

PS: Há muitas cenas de torturas que me fez muito mal, e olha que eu assisto e leio todos os livros de The Walking Dead (:

10 comentários:

  1. eu quero me manda? larissaprezoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola! Você poderia me enviar
    magaferraz08@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Boa Tarde!! O edook foi fornecido pela editora, eu não posso passar adiante, sinto muito. Mais provavelmente vc consegue baixar ele, no clube do livro o grupo no faceboook!! Abraços (:

      Excluir
  3. Eu quero me manda? luanamayara30@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde! Gostaria de ler esse livro... poderia enviar ao meu e-mail: laylasiqueiracoutinho@gmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  5. oi poderia me enviar ? email: jonatanc_costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan sinto muito mais eu não tenho mais o PDF dele ): ( ele se perdeu junto com meu tablet o ano passado ). Foi mal #Guto

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!